Novo Skoda Fabia terá versão 1.5 TSI com 150 cv

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Quarta geração será maior e feita com base numa nova plataforma. Estreia do utilitário está agendada para maio.

A Skoda vai revelar a quarta geração do Fabia em maio, sendo que a chegada das primeiras unidades está prevista para outubro ou novembro. O utilitário checo de cinco portas transitará para a plataforma modular do grupo Volkswagen, MQB A0 – a mesma do VW Polo e do Seat Ibiza -, o que lhe permitirá ter 4,11 metros de comprimento (mais 11 cm), 1,78 m de largura (mais 4,8 cm), 1,46 m de altura (menos 8 mm) e uma distância entre eixos de 2,56 m (9,4 cm a mais face ao antecessor). A bagageira terá 380 litros de capacidade, mais 50 litros face ao modelo anterior. Para ajudar a transportar objetivos mais volumosos, o encosto de cabeça do banco do passageiro pode ser rebatido. Seguindo soluções práticas das gerações anteriores, o novo Fabia dispõe de bolsas adaptadas para encaixar o smartphone nos bancos, tomada USB-C no espelho retrovisor (que permite, por exemplo, carregar uma “dash-cam”) e um compartimento inferior na bagageira. Nota também para um porta-copos amovível e o raspador de gelo na tampa do depósito de combustível.

De acordo com a marca, o novo Fabia vem munido de tecnologias que permitem reduzir os consumos de combustível. A gama será formada apenas por opções a gasolina. Será possível optar entre o “mil” de três cilindros atmosférico MPI Evo com 65 e 80 cv, mas também pelo 1.0 TSI Evo de três cilindros turbo com versões de 95 cv e 110 cv (com opção de caixa de dupla embraiagem DSG de sete velocidades). No topo da gama estará o 1.5 TSI de quatro cilindros turbo de 150 cv (munido de um sistema de desativação de cilindros), associado em exclusivo com caixa DSG7. Ao contrário do antecessor, não está prevista para esta geração do utilitário uma variante RS. O depósito de combustível pode ter 40 ou 50 litros de capacidade.

O novo Fabia possui um coeficiente aerodinâmico que passou de 0,33 para 0,28. Para isso contribuiu a maior largura da carroçaria, mas também as cortinas de ar de abertura variável na zona central do para-choques, as entradas de ar laterais para reduzir as turbulências na zona das rodas e um aileron maior na extremidade do tejadilho.

Existirão três níveis de equipamento à disposição, com os nomes Active, Ambition e Style. O volante é novo e igual ao do Octavia e um ecrã central que pode variar entre 6, 8 e 9,2 polegadas. Em opção haverá faróis full-LED, tejadilho panorâmico em vidro e um painel de instrumentos digital Virtual Cockpit com ecrã de 10,25 polegadas. Entre os sistemas de assistência à condução com destaque para o sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, Travel Assist (que combina o cruise control ativo e o sistema de permanência na faixa), alerta de veículos em ângulo morto e assistente de estacionamento Park Assist.

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