Escoceses vão construir 4×4 à antiga mas 100% elétrico

ATAE Munro View Gallery 7 photos

Ao melhor estilo do Defender, o Munro Mark 1 quer ser o “carro de trabalho” dos tempos modernos.

Quase todos os dias surge uma nova start-up a propor um carro elétrico. Contudo, os escoceses da All-Terrain All-Electric (ATAE) têm uma proposta algo diferente, uma vez que avançam com um modelo 100% elétrico que promete ser um todo o terreno puro e duro. De acordo com os responsáveis do projeto, Russ Peterson e Ross Anderson, o objetivo é que o Munro Mark 1 assuma um papel semelhante ao do Land Rover Defender original como “carro de trabalho”. Mais especificamente, ATAE está a apontar para clientes particulares, nomeadamente agricultores, mas também para frotas do Estado ou empresas de parques “aventura”.

Com efeito, este TT recorre à carroçaria (com painéis em alumínio anticorrosão) e a uma versão modificada do chassis de travessas e longarinas fornecidos pelos britânicos da Ibex Automotive, responsáveis pelo Ibex F8. Esta base simples e robusta recorre a eixos rígidos, suspensão de bobinas, diferenciais, caixa de redutoras e travões produzidos por outros fabricantes em Terras de Sua Majestade. A ATAE ainda não avança dados do modelo final, embora consigam adiantar algumas das caraterísticas do protótipo (ver última imagem) que possui um motor elétrico com 210 cv e 300 Nm, alimentado por uma bateria de 52 kWh de capacidade capaz de providenciar um alcance a rondar os 250 km. O sistema modular da bateria permite efetuar atualizações. No programa está a compatibilidade com carregamentos rápidos, além de ser possível encher 80% da sua carga em meia-hora. O conjunto terá um total de 1000 kg.

Com um formato “quadrado”, este 4×4 tem quatro portas, espaço para cinco ocupantes e até 1250 litros de capacidade na bagageira. Em alternativa, pode suportar até uma tonelada de carga ou incorporar uma europalete. Anuncia uma capacidade de reboque até 3,5 toneladas. O interior é simples, robusto e totalmente lavável. Traz um rádio DAB de série, tendo em opção um sistema de infotainment com ecrã tátil.

As encomendas do Munro Mark 1 abrem no próximo verão, sendo que as entregas arrancarão no início de 2022. A produção será limitada até mil unidades por ano. O preço começa nos 58.500 euros.

Deixe um comentário

*