VW inicia testes de condução autónoma na Europa

Sketch da VW Pão de Forma autónoma

Ainda este ano serão utilizados protótipos da “Pão de Forma” elétrica.

A Volkswagen e o seu parceiro Argo AI iniciaram os testes de modelos de condução autónoma. Para já está a ser utilizado um protótipo da T6 Transporter encaixada sobre uma plataforma modular MEB específica para modelos elétricos. Contudo, até ao final do ano começará a circular uma frota de protótipos sem condutor do modelo elétrico ID. Buzz (na imagem), que dará origem a um modelo de produção que recupera o espírito da “Pão de Forma” (cuja versão “não autónoma” tem chegada prevista para 2022). Os ensaios serão realizados numa pista específica contígua ao aeroporto de Munique (cidade onde fica localizada a sede europeia da Argo AI) de modo a simular a condução em ambiente urbano, com várias rotundas. Estes modelos de testes contam com câmaras no tejadilho e um radar na dianteira, a que de junta um computador ultrapotente, um mapa ultrapreciso e um Argo LiDAR – um sensor de laser capaz de criar uma imagem tridimensional de 360 graus em redor da viatura e com um alcance de 400 metros, sendo capaz de reconhecer objetos escuros mesmo à noite.

A VW pretende utilizar estes modelos equipados com um sistema de condução autónoma de nível 4, que terão sempre uma pessoa sentada no banco do condutor, sobretudo em entregas ou serviços de transporte passageiros. Aliás, o grupo VW quer lançar comercialmente estas “Pão de Forma” elétricas autónomas em 2025 em serviços de entregas e táxis autónomos em Hamburgo, na Alemanha. A marca de Wolfsburg acredita que a sua frota de comerciais autónomos, que terá a designação Moia, vai valer 500 mil milhões de euros ainda esta década. A marca alemã diz que este sistema estará disponível na restante gama de elétricos ID a partir de 2026.

A Ford (que partilha com a VW a propriedade da Argo AI) espera arrancar com o sistema de condução autónoma em 2022. A Argo AI tem neste momento protótipos em testes em seis cidades dos EUA, com enfase especial em Pittsburg (Pensilvânia), onde se encontra sediada.

Paralelamente ao supracitado sistema, o grupo VW está a desenvolver a sua própria solução de condução autónoma através do software Cariad, destinado a modelos particulares. Para este sistema ainda não há uma data de lançamento.

 

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