BMW apresenta novo Série 4 Gran Coupé

BMW 4 Series Gran Coupe

O coupé de quatro portas traz pela primeira vez uma versão M Performance, o “mild hybrid” M440i xDrive com 374 cv.

A BMW desvendou a segunda geração do Série 4 Gran Coupé, que estará disponível a partir de novembro. O novo modelo de quatro portas tem uma estética similar ao coupé Série 4 do pilar A para a frente, com os mesmos faróis e entradas de ar no para-choques e sobretudo com a grelha de duplo rim sobredimensionada. Além de duas portas extra, a principal diferença é que o Gran Coupé possui uma distância entre eixos superior, mas também uma traseira com um formato específico estilo “liftback”, com um grande portão traseiro. O Série 4 Gran Coupé é feito com base na plataforma CLAR, que partilha com o Coupé, o Cabrio e o i4 (de formato idêntico ao Gran Coupé). Beneficia de um design aerodinamicamente otimizado, incluindo um sistema de controlo ativo da deslocação do ar, numa carroçaria praticamente selada. A distribuição de pesos é 50:50. A suspensão dianteira é de triângulos sobrepostos e de cinco braços no eixo posterior. O Gran Coupé tem 4,78 metros de comprimento (o que faz com que seja 143 mm mais comprido do que na geração anterior) e uma distância entre eixos de 2,86 m (5 cm a mais do que antes). O modelo de cinco lugares possui ainda uma bagageira com 470 litros de capacidade (mais 39 litros face ao anterior), extensíveis a 1290 litros com os bancos posteriores rebatidos.

Quanto a motores, o Série 4 Gran Coupé tem disponível uma oferta composta por motores de quatro cilindros turbo, com versões a gasolina 420i e 430i com um motor 2.0 de quatro cilindros em linha “mild hybrid” de debitar 184 e 245 cv, respetivamente, acompanhados do Diesel 420d (que possui versão de tração integral xDrive) com 190 cv. No topo figura, para já, o seis cilindros M440i xDrive. Aquele que é o primeiro modelo da gama com assinatura M Performance debaixo do capot um 3.0 de seis cilindros com 374 cv (dispondo de 11 cv em “overboost” por via de um sistema “mild hybrid” de 48V). Esta versão de sabor desportivo é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos (apenas 0,1 seg. mais lento do que os modelos de três portas) e de atingir uma velocidade máxima de 250 km/h. Todos os motores surgem associados a uma caixa automática de oito velocidades de origem ZF com patilhas no volante e função “launch control”, sendo que existe opção de caixa Steptronic Sport (incluída de série no M440i). Para 2022, está prevista a chegada de um inédito M4 Gran Coupé.

Tal como sucedeu na restante família 4, o Gran Coupé promete um comportamento mais divertido ao volante, face à geração anterior. O Gran Coupé vem munido de um sistema de amortecimento pneumático e uma direção desportiva com diferentes modos. O M440i dispõe de série de um diferencial autoblocante traseiro M Sport controlado eletronicamente. Entre o equipamento de série surgem as jantes de 18 polegadas, suspensão M Sport, detalhes M Sport, revestimento em couro e pack de assistência online. De fábrica são incluídos os bancos desportivos, volante revestido em couro, climatização em três zonas, câmara de auxílio ao estacionamento, além dos sistemas Front Collision Warning, Speed ​​Limit Info, Lane Departure Warning e Park Distance Control. O pack M Sport Pro inclui jantes de 19 polegadas, spoiler traseiro, cintos M Sport, suspensão adaptativa (com diferentes modos), travões M Sport com pinças de quatro êmbolos no eixo dianteiro à frente e um êmbolo atrás.

Deixe um comentário

*