Abarth vai fazer apenas modelos elétricos a partir de 2024

Abarth 595

Na calha poderá estar, para breve, uma versão “apimentada” do Fiat 500e.

O evento “EV Day” da Stellantis trouxe novidades relevantes para todas as marcas do grupo, sobretudo no que diz respeito à eletrificação. Um dos casos mais flagrantes é o da Abarth que a partir de 2024 tornar-se-á num emblema exclusivamente dedicado à produção de carros elétricos. A garantia foi dada por Olivier François, o CEO da Abarth e da Fiat (que também se tornará num fabricante exclusivamente dedicado a modelos “zero emissões” em 2030).

Ainda não são conhecidos detalhes específicos acerca da futura gama Abarth, mas tudo aponta para que o “senhor que se segue” seja uma variante desportiva do Fiat 500e – cujo motor tem atualmente 118 cv e 220 Nm. Especula-se que a Abarth poderá optar por uma solução com dois motores (um por eixo) a debitarem em redor de 200 cv. Conhecida pelos seus pequenos modelos desportivos, a Abarth deverá recorrer à plataforma STLA Small, cujas baterias permitirão uma autonomia até 500 km.

Em Portugal, a gama Abarth é atualmente composta apenas pelo 595 (Série 5) na variação “aberta” e fechada disponível nas versões Turismo, Competizione, Esseesse, Yamaha Monster e 695 70th Anniversario (esta última apenas para a carroçaria fechada).

Deixe um comentário

*