Protótipo do Mercedes-Benz EQG estreará em setembro

Render do Mercedes-Benz EQG

Classe G elétrico terá versão de topo com mais de 500 cv de potência.

A Mercedes-Benz está em plena ofensiva da sub-marca de modelos elétricos EQ. E um dos modelos que vai receber uma versão 100% elétrica é o mítico Classe G. O protótipo deste EQG vai ser apresentado em setembro no Salão de Munique, na Alemanha.

Em janeiro de 2018, no Salão de Detroit, aquando da revelação do novo Classe G, o ator Arnold Schwarzenegger perguntou a Dieter Zetsche se o “G” terá uma versão elétrica, à qual o na altura patrão da Daimler respondeu que o objetivo é que todos os modelos da gama Mercedes-Benz tenham uma variante “zero emissões”. Entretanto, em 2020, o atual homem-forte da Daimler, Ola Källenius, já assegurou que o Classe G terá uma versão 100% elétrica (na imagem um “render” publicado na conta de Instagram “SuperDesign_1”).

De acordo com as patentes registadas, existirão as versões EQG 560 e 580, com diferentes níveis de potência e tamanhos das baterias. Esta dupla virá equipada sempre com dois motores (e, por conseguinte, tração integral) e com tecnologia específica para todo o terreno – mantendo, por exemplo, as redutoras). Na versão de topo o EQG terá 530 cv e uma bateria de 108 kWh de capacidade integrada na estrutura de travessas e longarinas, para garantir uma autonomia a rondar os 500 km (WLTP). Uma vez que o G63 AMG pesa 2650 kg é possível que o EQG possa rondar as 3 toneladas.

O lançamento comercial do EQG está previsto para o final de 2022 ou no início de 2023.

Deixe um comentário

*