Mercedes-Benz SEL de Bono Vox vai a leilão

Mercedes-Benz 450 SEL

Modelo de 1980 que pertenceu ao vocalista dos U2 possui um sistema de som personalizado da Alpine e estofos em couro castanho.

Para comemorar a gravação do primeiro álbum dos U2, “Boy” (que acabou por ser editado apenas em 1982, tendo vendido 5,5 milhões de cópias), o vocalista Bono Vox (cujo nome verdadeiro é Paul David Hewson), na altura com 20 anos, ofereceu a si próprio um Mercedes-Benz 450 SEL novinho em folha. Por fora, este exemplar de 1980 do SEL é igual aos outros, mas por dentro este exemplar possui parte do tablier, os bancos e os painéis das portas revestidos com um couro castanho com um padrão malhado. As fotos mostram que o banco do condutor é o que possui maior desgaste. A estrela do Rock irlandesa equipou o carro com volante à direita com um sistema de som profissional da Alpine, que surge com diversos altifalantes, vários amplificadores na bagageira e um leitor de CD na zona dos joelhos do “pendura”. Em caso de sobreaquecimento há um extintor. Se tivermos em conta a inflação atual, este sistema de som “aftermarket” custou o equivalente a 61 mil euros.

Apesar do bom estado de conservação exterior, este Mercedes-Benz SEL especial não traz a grelha inferior nem a parte da grelha do radiador. Já a pintura em tons de cinzento parece estar razoável, tendo em conta os 41 anos do carro, apesar de já serem visíveis algumas zonas com ferrugem nomeadamente no capot. O escape também deverá precisar de ser substituído. A juntar a isso, o sistema de som parece precisar de manutenção. Bono teve o carro na sua posse até 2000, altura em que o leiloou para fins de caridade. Recentemente, o carro foi recondicionado, tendo recebido pneus novos, um novo motor de arranque e bateria.

Atualmente, um exemplar em bom estado de conservação desta berlina de luxo custa cerca de 24 mil euros, dependendo no número de quilómetros, mas devido à “star quality” do seu anterior proprietário este exemplar do 450 SEL que regista 262.323 km no odómetro deverá superar largamente esses valores. O leilão realizado pelos britânicos da Car & Classic termina 25 de julho.

Deixe um comentário

*