Novo Fiat Punto confirmado para 2023

Render do novo Fiat Punto

Quarta geração do utilitário italiano terá uma versão elétrica.

Durante a conferência de apresentação dos resultados financeiros da Stellantis, o CEO Carlos Tavares anunciou que a nova geração do Fiat Punto chegará daqui a dois anos. Este modelo (na imagem um “render”) representará o regresso da marca italiana ao segmento B – do qual estava ausente desde 2018 desde que a última geração do Punto tinha sido descontinuada. Uma das principais novidades do Punto IV será a integração de uma versão elétrica com uma bateria de 50 kWh de capacidade a proporcionar uma autonomia a rondar os 300 km. A restante gama será composta por diversas opções a gasolina. O novo modelo, que poderá vir a adotar um visual crossover, será feito com base na plataforma “multienergia” CMP desenvolvida pela PSA, que partilhará com propostas como o Peugeot 208, o Opel Corsa, o Peugeot 2008, o DS 3 Crossback, o Opel Mokka ou o Citroën C4.

Recorde-se que em 25 anos de produção, o Punto vendeu mais de 9 milhões de unidades. A primeira geração, que em 1994 veio substituir o Uno na Europa, foi desenhada da casa Giugiaro. A derivação descapotável, por sua vez, teve assinatura da Bertone. A segunda geração foi lançada em 1999 e seis anos mais tarde teve uma nova derivação Grande Punto. Em 2009 foi a vez do facelift de um modelo que foi rebatizado Punto Evo. Com a renovação seguinte o modelo voltou a chamar-se simplesmente Punto.

Durante a referida comunicação, o gestor português esmiuçou ainda o plano de eletrificação do recém-formado conglomerado. No caso da Lancia, a eletrificação começará em 2024 e a partir de 2026 a marca será 100% elétrica. No que diz respeito à Alfa Romeo, a eletrificação de toda a gama materializar-se-á em 2027 (mas apenas nalguns mercados). Por fim, a DS terá uma oferta totalmente elétrica a partir de 2024. Ao todo, o plano da Stellantis prevê lançar nos próximos 24 meses: 11 novos modelos elétricos e 10 híbridos plug-in. Além disso, pretende a eletrificação completa da sua gama de comerciais ligeiros.

Deixe um comentário

*