Futuro da Alfa Romeo será 100% elétrico a partir de 2027

Render do Alfa Romeo GTV

Próximas novidades confirmadas são o Brennero, o Tonale e as novas gerações do Giulia e do Stelvio. Mas há modelos históricos que poderão regressar.

O plano da Stellantis passa por converter a Alfa Romeo num emblema dedicado a modelos 100% elétricos em 2027 em mercados-chave como a China, Europa e EUA. Durante a apresentação dos resultados financeiros do grupo, não foi dito quando surgirá o primeiro modelo elétrico da casa de Arese, mas ao que tudo indica este será um derivado do SUV do segmento B, Brennero, a lançar no início de 2024. Aliás, nessa altura, a “Alfa torna-se na Alfa e-Romeo”. Este será efetivamente o novo modelo alinhado com a estratégia a longo-prazo da marca italiana, liderada por Jean-Philippe Imparato. Este mini-SUV será produzido na Polónia, juntamente com os sucessores do Fiat 500X e do Jeep Renegade. Terá por base a plataforma e-CMP, a mesma utilizada no Opel Mokka e no Peugeot 2008. O Brennero terá opções “mild hybrid” e plug-in, apenas como tração dianteira. Já a referida versão elétrica contará com um motor de 134 cv e uma bateria de 45 kWh a garantir autonomia até 200 km.

Antes do primeiro Alfa Romeo “zero emissões” será aposta o primeiro híbrido plug-in da marca italiana, uma versão do novo SUV compacto Tonale, a lançar em 2022. Estima-se que esse modelo terá entre 190 e 240 cv e autonomia elétrica até 50 km. O Tonale ainda será feito a partir da plataforma originalmente lançada em 2005, utilizada no Jeep Compass, por exemplo. A partir de 2023/24 chegará a segunda geração da dupla Giulia/Stelvio. Ambos transitarão para a plataforma STLA Large, originalmente desenvolvida pela Peugeot, que possibilita versões a combustão, híbridas e totalmente elétricas. Esta base permite uma autonomia até 800 km. Contudo, a Alfa Romeo quer adaptar o chassis e a direção da antiga plataforma Giorgio aos futuros modelos.

Outro projeto relevante em cima da mesa é o do potencial regresso do GTV (na imagem um render feito por computador). Segundo a Autocar, em vez de uma derivação coupé do Giulia que chegou a ser equacionada, é possível que o novo GTV seja um coupé de quatro portas feito a partir da mesma base do Giulia. O novo modelo será 100% elétrico e irá medir forças com o Tesla Model 3 e o BMW i4. Outro nome histórico em equação é o do descapotável de dois lugares Spider, que na primeira geração era conhecido por Duetto. Este modelo poderá voltar ao catálogo sob a forma de um elétrico. Ainda no campo das suposições, a Alfa Romeo poderá reativar o Mito para atrair clientes mais jovens. Este modelo poderá ser feito a partir da base STLA Small e terá uma versões híbridas e uma elétrica.

Deixe um comentário

*