GTV vai encabeçar ofensiva “eletrificada” da Alfa Romeo

Render do Alfa Romeo GTV

Do plano fazem ainda parte o renascimento do Spider e um sucessor do Mito.

A Alfa Romeo está a trabalhar num GTV moderno. Segundo a Autocar, o novo CEO Jean-Phillipe Imparato está interessado no modelo, embora ainda não se saiba se manterá o formato de três portas ou se será um coupé de quatro portas/“liftback”. Ao que tudo indica, o novo GTV será 100% elétrico, embora não esteja para já colocada de parte a hipótese de ter versões térmicas na gama (mais concretamente motorizações híbridas plug-in) – uma vez que a plataforma STLA Large (uma evolução da Giorgio utilizada na dupla Giulia e Stelvio) assim o permite. Se for esse o caso, estaremos perante um concorrente da dupla BMW Série 4 Gran Coupé/i4 que contará baterias de 100 kWh de capacidade e autonomia até 800 km na versão elétrica.

Esta não é a primeira vez que a hipótese de um novo GTV vem à baila. O mesmo já tinha acontecido num plano de lançamentos revelado em 2018, do qual fazia parte também um novo 8C. Recorde-se que a designação GTV é lendária na história da marca italiana, tendo começado a ser utilizado nos coupés 105 e 115 na década de 1960. Mas foi preciso chegar aos 1990 para que a sigla GTV fosse utilizada pela primeira vez sem a companhia de outros números. No caso, o GTV era um coupé desportivo com carroçaria desenhada pela Pininfarina que esteve em produção entre 1994 e 2005.

A Alfa Romeo prevê colocar em prática um plano a 10 anos, com a ajuda de uma equipa formada por 49 gestores e um novo responsável de design Alejandro Mesonero-Romanos. O objetivo é estabelecer a marca italiana como a marca premium global da Stellantis. O alinhamento da Alfa Romeo prevê o lançamento de sete novos modelos “eletrificados” no decurso desta década. Deste calendário da marca de Arese fazem também parte, ao que tudo indica, o renascimento do igualmente histórico roadster Spider, descontinuado em 2010, após várias décadas em produção. Outro regresso que estará eventualmente em cima da mesa é do utilitário Mito, que poderá partilhar a sua plataforma com o próximo Lancia Ypsilon. Em causa estará um modelo de cinco portas.

Contudo, para já, a prioridade do emblema italiano é a aposta numa dupla de SUV a posicionar abaixo do Stelvio. O primeiro dos quais, já no arranque de 2022, será o Tonale, um modelo que partilhará a sua base Compact Wide com os Jeep Renegade e Compass, e que contará com um novo sistema híbrido plug-in. Seguir-se-á um SUV do segmento B, no início de 2023, o “Brennero”, cuja plataforma STLA Small (anteriormente conhecida por CMP) será partilhada com os “irmãos” Citroën C4, Peugeot 2008 e Fiat 500X. Este será o primeiro modelo elétrico da Alfa Romeo e terá uma autonomia a rondar os 320 km.

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