Alfa Romeo adia Tonale para melhorar versão híbrida

Alfa Romeo Tonale

CEO prefere esperar até 2022 para incluir as mais recentes evoluções tecnológicas da Stellantis.

A Alfa Romeo previa lançar o Tonale em novembro, quase dois anos após mostrar o protótipo. Contudo, segundo a Automotive News Europe, o SUV compacto só chegará no primeiro trimestre de 2022, uma vez que o novo CEO da marca italiana quer incluir no modelo um sistema híbrido plug-in mais evoluído. Aparentemente, Jean-Philippe Imparato quer mais performance do que o sistema que está disponível no Jeep Compass (modelo com o qual o Tonale partilha a plataforma) em versões de 190 e 240 cv – com base num 1.3 de quatro cilindros turbo a gasolina, apoiado por um motor elétrico de 60 cv no eixo posterior, capaz de providenciar autonomia até 49 km graças a uma bateria de 11,4 kWh).

Ao que tudo indica, para este modelo italiano que se posicionará abaixo do Stelvio (que será produzido em Pomigliano d’Arco), Imparato poderá recorrer ao sistema utilizado pelo novo “irmão” da Stellantis, o Peugeot 3008 PHEV, que tem versões de 224 e 302 cv, com base num motor 1.6 de quatro cilindros turbo e que utiliza uma bateria de 13,2 kWh a possibilitar até 59 km em modo EV.

A Alfa Romeo espera que o Tonale, o seu primeiro SUV do segmento C, possa contribuir para inverter a curva de vendas decrescente de vendas no mercado europeu em 2020, com uma quebra de 33%. Além do Tonale, a marca de Arese prevê lançar o Brennero, um crossover do segmento B em 2023, que será feito com recurso a uma base CMP e produzido na Polónia.

Deixe um comentário

*