Lamborghini confirma novo Countach V12 híbrido

Lamborghini Countach LPI 800-4

Icónico supercarro, que este ano celebra 50 anos, vai regressar sob a forma de uma edição limitada.

A Lamborghini confirmou o regresso da designação Countach já este ano, sob a forma de uma edição limitada. O modelo chamar-se-á Countach LPI 800-4 e recorrerá a um sistema “mild hybrid” similar ao do hipercarro Sián (de 819 cv), que conjuga um motor V12 6.5 naturalmente aspirado com a ajuda de supercondensadores de modo a auxiliar em processo de aceleração e a reduzir as emissões de CO2. Tal como o nome indica, o novo modelo terá 800 cv e um sistema de tração às quatro rodas, o que possibilitará acelerações de 0 a 100 km/h menos de 3 segundos e uma velocidade máxima de 354 km/h.

A marca de Sant’Ágata Bolognese ainda não adiantou informação acerca deste modelo revivalista, apresentando apenas um vídeo teaser através da app Unica. Neste “preview” é possível ver o novo carro em traços gerais, no qual se mantem o estilo em cunha sem asa traseira do modelo original criado por Marcello Gandini, mais concretamente o LP400. Não obstante, o Countach moderno parece assumir um perfil mais aerodinâmico com um tejadilho mais fluido. Espera-se ainda que o novo modelo tenha linhas mais definidas, faróis com uma assinatura específica e vários elementos inspirados no lendário supercarro. São de esperar, entre outros, entradas de ar laterais, jantes com formato concavo e janelas compostas por dois vidros.

Esta reinterpretação moderna do Countach terá uma produção limitada a 112 unidades e custará cerca de 3 milhões de euros. O novo Countach, cuja apresentação está prevista para a Monterey Car Week nos próximos dias, será o último modelo da marca italiana a recorrer à tecnologia de supercondensadores. O “senhor que segue” será o novo Aventador, que chegará em 2023 com um motor V12 integrado num sistema híbrido plug-in.

Deixe um comentário

*