Protótipo do VW Golf GTI tem inspiração retro

Volkswagen Golf GTI BBS Concept

O BBS Concept tem elementos que remetem para a segunda geração do Golf GTI.

O Volkswagen Golf GTI alimenta paixões há várias décadas por todo o mundo. Sendo que ao longo das diferentes gerações do modelo os seus proprietários têm investido na personalização. Inspirada precisamente no mundo do “tuning”, a divisão norte-americana da VW criou um protótipo chamado Golf GTI BBS. Feito com em conjunto com o preparador Jamie Orr (especialista nos modelos da casa de Wolfsburg), este concept do “hot hatch” tem por base o mais recente Golf GTI 8. Contudo, visualmente, a inspiração vem do Golf GTI da segunda geração, de 1984.

As modificações cingem-se ao exterior, com Orr e a sua equipa (sediados em Filadélfia) a optarem por umas jantes douradas 19×9 Super RS BBS feitas pela Schiltach, que se caraterizam pelos padrões favo de mel e hexagonal, juntamente com pneus Delinte 235/35 R19. A acompanhar o carro vem com uma suspensão rebaixada de tipo “coil-over” criada pela H&R, que também foi responsável pelo ajuste do camber no eixo dianteiro. Há também um novo escape da Borla. O pacote é complementado por uma decoração de inspiração “retro”, com vários logos da BBS, detalhes em vermelho e preto, além de novas luzes diurnas em LED amarelas.

O motor não sofreu alterações neste “show car”, mantendo-se ao serviço um 2.0 TSI de quatro cilindros turbo com 245 cv e 370 Nm a operar em conjunto com uma caixa manual de seis velocidades. Isto permite acelerações de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos e uma velocidade máxima (limitada eletronicamente) a 250 km/h.

Deixe um comentário

*