Jogger é o novo 3 em 1 da Dacia para o segmento C

Dacia Jogger

Novo crossover de sete lugares terá versão híbrida em 2023.

A Dacia revelou o Jogger, um crossover “aventureiro” do segmento C que estará disponível para encomenda ainda este ano e cuja chegada das primeiras unidades a Portugal está prevista para março do próximo ano. Este substituto do Logan MCV e do Lodgy terá versões de cinco e de sete lugares (para sete adultos). Feito a partir da plataforma modular CMF-B (a mesma do Sandero), o Jogger é um modelo que combina o comprimento de uma carrinha, o espaço e modularidade a bordo de um monovolume (possuindo 60 configurações possíveis) e elementos estéticos de um SUV. No lançamento estará disponível um novo motor 1.0 de três cilindros turbo a gasolina TCe de 110 cv e 200 Nm associado a uma caixa manual de seis velocidades e o ECO-G com 100 cv e caixa manual de cinco relações. Esta versão bifuel anuncia consumos médios de 7,6 l/100 km e promete uma autonomia a rondar os 1000 km (graças ao depósito de 40 litros de GPL e de 50 l de gasolina). Em 2023 chegará o híbrido (o primeiro da marca romena) com 140 cv. Este modelo “full hybrid” contará com a mesma tecnologia E-Tech presente nos Renault Clio e Captur, combinando os esforços de um 1.6 a gasolina com dois motores elétricos, além de uma caixa multi-modo sem embraiagem. Este Jogger híbrido permitirá circular 80% do tempo em cidade em modo elétrico.

Com 4,55 metros de comprimento e 2,9 m de distância entre eixos, o Jogger passará a ser o modelo mais comprido da gama Dacia. Possui uma altura ao solo de 200 mm. A frente é a do Sandero, com a assinatura luminosa em LED em forma de Y, mas do pilar A para trás Jogger mistura elementos de outro tipo de carros, que reforçam as suas aptidões para uma utilização familiar, como as barras de tejadilho modulares (que possibilitam transportar até 80 kg – bicicletas, esquis ou uma caixa de carga) e a traseira vertical. O crossover dispõe de 24 litros de espaços de arrumação no habitáculo e mesas tipo avião na segunda fila. A terceira fila tem dois bancos individuais amovíveis. Na versão de sete lugares, a bagageira oscila entre os 160 litros (7 lugares), 565 litros (com a terceira fila rebatida) e os 1819 litros de capacidade (com a segunda fila rebatida). O interior do Jogger é similar ao do Sandero, com três sistemas de infotainment à escolha, sendo o mais equipado o Media Nav com ecrã de 8 polegadas, com navegação, ligação Wi-Fi sem fios para Apple Carplay e Android Auto, seis colunas de som e duas tomadas USB.

Existe uma edição limitada ao primeiro ano de produção do Jogger chamada Extreme, que reforça o seu caráter “aventureiro”. Está disponível nas cores Pearl Black, Slate Grey, Moonstone Grey, Glacier White e na cor de lançamento Terracotta Brown. Esta versão possui elementos em preto, nomeadamente as barras do tejadilho, jantes, capas dos espelhos e antena. As proteções inferiores da carroçaria são em Megalith Grey. Acrescenta ainda tiras laterais específicas e o nome da edição. Por dentro, realce para os pespontos em vermelho nos bancos, decorações cromadas nos painéis das portas, câmara de estacionamento, ar condicionado, acesso sem chave, tapetes em todos os lugares e um tapete de borracha para mala.

1 Comment

  1. Comprei Dacia 4 meses dps vendi o carro …. Péssima construção, materiais do pior , vendido a preço de ouro na tugolandia , muito mau.
    Únicos elementos decentes são o motor e o sistema de navegação tudo o resto é lixo.

Deixe um comentário

*