Oletha Coupé é um novo BMW Z8 “hard top”

Oletha By Smit Vehicle Engineering

Modelo da autoria da Smit Vehicle Engineering tem o motor do M3 E92.

O Z8 roadster foi um dos BMW mais falados na viragem para este século. Este desportivo tinha um motor V8 e um desenho que ainda hoje é capaz de fazer virar algumas cabeças. É por isso que a Smit Vehicle Engineering decidiu inspirar-se no modelo bávaro criar um coupé chamado Oletha. Apesar dos seus criadores não o confirmarem, é possível que este Oletha seja feito com base no Z4 E86 – afinal o vidro traseiro e o vidro lateral posterior são quase iguais, assim como a posição do depósito de combustível (logo atrás da porta do passageiro). As diferenças começam no facto de ter uma carroçaria em fibra de carbono, o que permite ter um coupé de apenas 1401 kg.

Debaixo do capot está outra novidade relevante: um motor atmosférico V8 4.4 S65B44 a debitar mais de 450 cv herdado de um M3 E92 (em vez do antigo V8 4.9 S62 naturalmente aspirado do modelo original). Contudo, o bloco foi sujeito a algumas alterações, com a inclusão de um coletor de admissão em fibra de carbono, a que se junta um escape Inconel personalizado em aço inoxidável e uma caixa manual de seis velocidades em H. A potência é distribuída pelas rodas traseiras através de um diferencial mecânico antideslizamento. Já os travões são AP Racing, acompanhados de pinças de travão forjadas Radi-CAL e rotores flutuantes. A calçar as jantes forjadas monobloco estão pneus Michelin Pilot Sport 4S.

Ainda não existem imagens do interior, mas o fabricante vai dizendo que é orientado para o condutor e que possui materiais que reforçam a sua exclusividade. Afinal à escolha estarão vários materiais, cores e texturas. Os clientes poderão escolher entre bacquets em carbono ou bancos com oito níveis de ajuste, assim como beneficiar de um sistema de som premium.

Deixe um comentário

*