Chinês Ora Cat chega à Europa em 2022

Ora Cat

Utilitário elétrico faz parte da ofensiva no Ocidente da Great Wall.

A Great Wall revelou o Ora Cat, o primeiro modelo da marca Ora que será lançado na Europa em 2022. Este utilitário elétrico de aspeto retro foi mostrado no Salão de Munique e encabeça uma ofensiva da marca chinesa que coincidirá com o lançamento de uma outra marca, a Wey. O primeiro produto da Wey é um SUV híbrido plug-in chamado Wey Coffee 01 e pretende rivalizar com a BMW.

Com 4,24 metros de comprimento, o Ora Cat (conhecido por Good Cat no mercado chinês) é feito com base na plataforma Lemon e inspira-se visualmente nos Mini e no Fiat 500, mas também no VW Carocha. Por dentro do novo modelo o espaço foi a prioridade, assim como o recurso a superfícies agradáveis ao toque que imitam o couro. O ecrã central tem 20,5 polegadas. Existe ainda uma câmara com reconhecimento facial junto do espelho retrovisor interior que reconhece quem se sentou ao volante e ajusta a posição de condução, o ar condicionado e o sistema de infotainment de acordo com especificações definidas pelo próprio. Uma particularidade é que este modelo não possui botão “start”, sendo que o motor é acionado quando o condutor se senta e desliga-se quando este se levanta. Existem alguns botões físicos na consola central e no volante. Além disso, é possível monitorizar permanentemente o interior através de uma app. Entre o equipamento, realce para os inúmeros sensores, incluindo um cruise control adaptativo que funciona por radar e uma câmara de 360 graus de série. O Cat está também apto a condução semiautónoma. Realce ainda para as várias portas USB de fábrica. Opcional é o tejadilho panorâmico em vidro Webasto. Neste modelo de tração dianteira, o cliente poderá optar por uma bateria de 49 kWh com 300 km de autonomia (WLTP) ou de 63 kW com 400 km de alcance. O motor de 126 kW/171 cv e 250 Nm possibilita acelerar de 0 a 100 km/h abaixo dos 8,5 segundos ou 0-50 km/h em 3,8 segundos. A velocidade máxima é limitada a 160 km/h.

O Cat pretende atrair clientes jovens e deverá estar disponível para encomenda a partir da próxima semana nalguns mercados, com preços a começarem nos 30 mil euros. Não está confirmada a sua vinda para Portugal.

Deixe um comentário

*