Toyota já produz na Europa há meio século

Toyota Corolla na fábrica de Ovar

Fábrica de Ovar, em Portugal, foi a primeira a ser inaugurada no Velho Continente.

A Toyota já produz na Europa há 50 anos, território no qual já foram feitos mais de 13 milhões de veículos. Seguindo uma filosofia de construir onde se vende, a primeira fábrica da marca japonesa no Velho Continente foi precisamente a de Ovar, em Portugal. Seguiu-se uma fábrica de motores e automóveis no Reino Unido no início dos anos 1990 e desde aí inaugurou instalações em França, Turquia, República Checa, Polónia e Rússia, num total de nove locais, nos quais produz sensivelmente 800 mil carros por ano. Ao todo, a Toyota já investiu mais de 10 mil milhões de euros nas suas unidades de produção na Europa, empregando diretamente cerca de 22 mil pessoas.

Todos os modelos europeus mais vendidos da Toyota são construídos na Europa: o Aygo, Yaris, Corolla, C-HR e RAV4. A produção global expandiu-se para cerca de 800 mil unidades/ano com o lançamento do Yaris Cross. Atualmente, cerca de 59% do volume total de vendas dos modelos Toyota/Lexus na Europa é de modelos híbridos.

Na fábrica de Ovar, no primeiro semestre de 2021, foram produzidas 945 unidades do Land Cruiser, o dobro comparado com igual período do ano passado. Para o segundo semestre está previsto o aumento de encomendas, para uma produção total de 1042 Land Cruiser.

Deixe um comentário

*