Mazda MX-5 990S pesa quase o mesmo que o NA original

Mazda MX-5 990S

Edição especial do roadster vem equipada com o motor mais pequeno da gama, o 1.5 Skyactiv-G com 132 cv.

O Mazda MX-5 é um pequeno roadster “peso pluma”, mas no Japão foi criada uma edição especial 990S que torna ainda mais leve. Graças a uma “dieta”, o desportivo baixou de uma tonelada e regista, tal como o nome indica, apenas 990 kg na balança – um valor similar ao modelo NA da primeira geração, lançado em 1989, que registava singelos 960 kg.

Este MX-5 990S Edition da geração ND recorre ao conhecido motor de acesso à gama, o 1.5 Skyactiv-G com 132 cv. Para conseguir baixar dos 1071 kg para os 990, o desportivo nipónico prescindiu de alguns plásticos embelezadores e encaixou novas jantes da Rays 3,2 kg mais leves. A isso juntou uns travões da Brembo 700 gramas mais leves, um capot mais fino, menos menos material de insonorização e um sistema de infotainment mais básico (igual ao do Mazda 2). Nesta versão foi ainda incluído um sistema Vehicle Attitude Stabilization Control, que favorece a estabilidade em curva, aplicando uma travagem na roda interior traseira caso detete mais de 0,3 de forças G. A isso junta uma suspensão com uma nova afinação.

Para já este modelo destina-se apenas ao Japão, mas não está posto de parte que possa vir a ser lançado noutras partes do globo. Está na calha uma versão similar equipada com o motor 2.0.

Deixe um comentário

*