EV9 será novo SUV elétrico de topo da Kia

Kia EV9 Concept teaser

Marca sul-coreana compromete-se a vender apenas carros elétricos na Europa a partir de 2035.

A Kia revelou um conjunto de imagens teaser do EV9 Concept que estreará no Salão de Los Angeles (nos EUA) no próximo dia 17 de novembro. Aproveitando a ocasião, a marca sul-coreana anunciou também planos para uma transformação da gama e dos processos de produção, com vista a tornar-se num “fornecedor de soluções de mobilidade sustentável”. Assim, a Kia quer atingir a neutralidade carbónica até 2045, abandonando a comercialização de modelos a combustão em vários mercados a nível global. Na Europa o objetivo é comercializar apenas modelos elétricos até 2035.

O EV9 é considerado um modelo importante nesta estratégia de sustentabilidade da Kia. O SUV do segmento E tem um design inspirado na natureza e recorre a diversos materiais reciclados na sua composição. Além disso, o protótipo funciona como uma espécie de montra estética para os futuros SUV da marca. De facto, este concept car de formato “quadrado” aparenta ter uma direção visual diferente do recém-chegado EV6, devido às suas linhas direitas. A isso junta jantes sobredimensionadas, câmaras em vez de espelhos retrovisores, para-brisas alongado e faróis esguios em LED de alta tecnologia a ladear uma grelha fechada. Os puxadores das portas são escamoteáveis, o teto solar tem a forma de hexágono e há arcos das rodas salientes a conferirem-lhe um aspeto musculado. Por dentro, o aspeto é minimalista e vanguardista, com as funções concentradas um ecrã panorâmico que domina o tablier. Existem botões retroiluminados em branco e um volante retrofuturista.

O EV9, que só deverá chegar à produção em 2026 para concorrer com propostas como o Tesla Model X ou o Mercedes-Benz EQS, recorrerá à mesma plataforma E-GMP do EV6. Espera-se que tenha 600 cv e uma autonomia a oscilar entre 500 e 528 km (WLTP). Este SUV de tração integral (equipado com dois motores) deverá anunciar 0-100 km/h em 3,5 segundos e uma velocidade máxima de 260 km/h. Equipado com um sistema elétrico de 800V, permitirá carregamentos ultrarrápidos de 80% da bateria em 18 minutos ou o equivalente a 100 km de autonomia em 5 minutos. A suspensão traseira terá uma configuração de cinco braços. Entretanto, a Hyundai apresentará no mesmo certame norte-americano o Seven Concept, de um modelo com caraterísticas semelhantes às deste EV9.

Deixe um comentário

*