Toyota vai lançar GRMN Yaris, GRMN Supra e GR Corolla

Foto espia do novo Toyota GRMN Yaris

Trio de modelos desportivos com selo Gazoo Racing chegará nos próximos dois anos.

A Toyota está “cozinhar” vários modelos desportivos. Depois do GR Supra, do GR 86, do GR Yaris e de vários modelos com selo desportivo GR Sport, a gama Gazoo Racing vai avançar com três novidades entre 2022 e 2023. Segundo o site japonês Carsensor, estão na calha variantes GRMN do novo Yaris e do Supra, um “hot hatch” GR Corolla e uma versão com caixa manual do GR Supra. No fundo, são recuperados rumores que subsistem há algum tempo.

O modelo mais esperado é, por ventura, o GRMN Yaris, cujo protótipo já foi “apanhado” em Nürburgring, na Alemanha, já sem camuflagem (na imagem da Carscoops). Esta versão mais “espigada” que o GR Yaris conta com um kit aerodinâmico específico, onde se insere uma asa traseira maior. Neste GRMN realce também para a nova suspensão e várias medidas de “emagrecimento”, a que junta uma versão mais potente do motor 1.6 de três cilindros turbo com 300 cv – mais 39 cv que no GR Yaris equipado com um sistema de tração integral GR-Four inspirado no modelo de ralis. No entanto, a publicação nipónica diz que esta versão GRMN acrescentará um motor elétrico no eixo traseiro. Outro modelo aguardado há bastante tempo é o GR Corolla que será um herdeiro espiritual do Corolla T-Sport. Este novo “hot hatch”, potencial concorrente do VW Golf R, contará com o mesmo motor do GRMN Yaris, um 1.6 turbo de 300 cv e um sistema de tração integral. Esteticamente será inspirado no protótipo de competição do Corolla a hidrogénio.

Na calha já para a próxima primavera está um GR Supra equipado com caixa manual, exclusivamente combinado com a versão mais potente equipada com o motor 3.0 de seis cilindros. Alegadamente este Supra manual terá 382 cv. A gama desportiva ganhará ainda em meados de 2023 uma versão de topo, sob a forma de uma edição limitada, GRMN Supra. Alegadamente este modelo herdará o motor 3.0 de seis cilindros biturbo do BMW M3/M4 com versões de 480 e 510 cv, com possíveis versões de tração traseira e caixa manual.

Outra notícia ligada aos desportivos da Toyota, avançada pela Top Gear, dá conta de uma possibilidade de vir a ser aposta um GR 86 totalmente elétrico. Citando o engenheiro, Yasunori Suezawa, a publicação diz que esta hipótese está a ser equacionada para o futuro.

Deixe uma resposta

*