Toyota mostra primeira imagem do GR Corolla

Teaser Toyota GR Corolla

“Hot hatch” poderá chegar em menos de um ano, equipado com o mesmo motor 1.6 e suspensão do GR Yaris.

A Toyota revelou através da sua conta no Instagram a primeira imagem (pouco esclarecedora, diga-se…), do interior do GR Corolla. O novo “hot hatch”, que será a referência desportiva da gama Corolla, poderá chegar ao mercado na reta final do próximo ano.

Se repararmos com um pouco de mais atenção, há algumas pistas “escondidas” acerca do novo modelo. Por exemplo, no painel de instrumentos está escrito “G:16”, uma referência ao nome de código “G16E-GTS” do motor 1.6 de três cilindros turbo a gasolina (o três cilindros de produção mais potente do mundo) que estreou no GR Yaris. No painel da climatização estão os números 2 e 68, uma referência aos 268 cv que deverão ser extraídos do referido motor – a mesma potência do GR Yaris -, contrariando relatos iniciais vindos do Japão que davam conta da possibilidade de o novo “hot hatch” pode esticar até 300 cv. No sistema de navegação surge o texto “GR Four”, confirmando tratar-se de um modelo de tração integral, tal como o GR Yaris. Este sistema permitirá ao GR Corolla oscilar numa distribuição de potência 60:40 no modo de condução Normal, 30:70 em Sport e 50:50 em Track. Outro aspeto a focar é o punho da caixa automática, dando a entender que será uma alternativa a uma versão manual. Por fim, e não menos importante, ao fundo do lado direito, é possível ver um protótipo camuflado com um padrão de camuflagem preto e vermelho já utilizado no GR Yaris e no GR Supra. A reduzida dimensão deste protótipo permite apenas descortinar que se trata de um modelo de cinco portas e que surge com uma frente específica GR. O GR Corolla terá arcos das rodas mais pronunciados, novas jantes e pneus, além de diferenciais de deslizamento limitado similares aos do GR Yaris (com um diferencial central controlado eletronicamente, de tipo Torsen atrás e outro opcional à frente).

Para alguns mercados, nomeadamente os EUA, está prevista uma versão “Rallye” do GR Corolla que será mais leve, com apenas dois lugares e mais focada para pista.

Deixe um comentário

*