Elétrico revolucionário Mercedes EQXX já tem data de estreia

Vision Mercedes-Benz EQXX

Protótipo promete 1000 km de autonomia em utilização real e 10 kW/100 km em autoestrada.

A Mercedes-Benz revelou uma nova imagem teaser do Vision EQXX, um protótipo 100% elétrico que promete ser revolucionário. Mais importante do que isso, aproveitou para confirmar a data da sua apresentação: 3 de janeiro. O palco será a feira de tecnologia CES, em Las Vegas (EUA).

Este concept car começou por ser falado pela primeira vez em julho do ano passado. Agora, o membro da direção da Daimler, Markus Schäfer confirmou, através da sua conta no LinkedIn, que o modelo compacto futurista terá 1000 km de autonomia com apenas um carregamento, em utilização real. Aliado a isso, o alemão aventou um valor surpreendente para a média de consumo em autoestrada abaixo de 10 kW/100 km. Ambos serão, a confirmar-se, valores recorde. O foco do EQXX prende-se, para começar, com a maior eficiência aerodinâmica possível, o que contribuirá para um valor inferior à do atual elétrico de topo EQS (com Cx cifrado nos 0,20). O EQXX poderá apresentar um coeficiente de apenas 0,17. Além do mais, o construtor diz que este modelo apresentará uma bateria com uma densidade energética 20% superior à do EQS. Esta nova tecnologia, que utiliza ânodo de silício, permitirá obter mais autonomia de baterias mais pequenas. O desenvolvimento do EQXX contou com o contributo, entre outros, da equipa de F1, que ficou responsável pelo conjunto propulsor que incorpora o conhecido sistema KERS, também utilizado na Fórmula E. Do ponto de vista técnico, está previsto que o EQXX apresente também um novo sistema propulsor de motor síncrono permanente de colocação dianteira a operar em conjunto com uma caixa de duas velocidades. A isso juntará um sistema elétrico de 800V, a possibilitar carregamentos ultrarrápidos. Visualmente, sabe-se que o Vision EQXX contará com faróis em LED e uma barra em LED a percorrer toda a secção dianteira, câmaras em vez de espelhos retrovisores, um capot esculpido e farolins igualmente com tecnologia LED.

A Mercedes-Benz ainda não confirmou se o EQXX dará origem a um modelo de produção. Contudo, a grande maioria dos elementos tecnológicos deste “show car” marcarão seguramente presença na gama a partir de 2025.

Deixe um comentário

*