Opel revela nova Astra Sports Tourer

Opel Astra Sports Tourer

Carrinha traz uma bagageira com 608 litros de capacidade.

Depois do Astra de cinco portas, a Opel mostrou a nova geração da carrinha Sports Tourer que estará disponível para encomenda no início de 2022 e cujas primeiras unidades serão entregues no próximo verão.

A carrinha de 4,64 metros de comprimento tem como principal mais-valia a sua bagageira com 608 litros de capacidade (mais 68 litros do que antes e mais 48 litros do que a Insignia ST), extensíveis a 1634 litros com o rebatimento dos lugares posteriores – valores iguais à “irmã” Peugeot 308 SW. A opção híbrida plug-in rouba algum espaço na mala, por causa das baterias, com os valores a descerem para 548 e 1574 litros, respetivamente. A Astra ST permite de fábrica o rebatimento dos lugares posteriores na proporção 40:20:40, de modo a criar uma superfície totalmente plana. Nas versões com motores convencionais existe um piso com dois níveis de altura e que pode ser colocada num ângulo de 45 graus. É possível carregar objetos até 60 cm de altura. A carrinha alemã possui ainda um sistema de abertura mãos-livres, com a passagem do pé debaixo do para-choques traseiro, além de uma chapeleira retrátil que pode ser arrumada na mala. A nova Astra ST viu a distância entre eixos crescer 5,7 cm face à geração anterior, para um total de 2,73 m.

Visualmente, a Sports Tourer é colada à imagem do Astra hatchback apresentado no verão passado. De série, a ST dispõe de faróis em LED (com opção LED Matrix), câmara dianteira e várias ajudas à condução. Por dentro, realce para os bancos ergonómicos, painel de instrumentos digital de 10 polegadas e sistema de infotainment compatível com Android Auto e Apple Carplay wireless com ecrã tátil de 10 polegadas. A gama de motores é também replicada no modelo de cinco portas, tendo uma versão 1.2 de três cilindros turbo a gasolina com 110 cv e 250 Nm e uma de 130 cv e 230 Nm. A estas juntam-se o turbodiesel 1.5 de quatro cilindros de 130 cv e 300 Nm, além dos já mencionados híbridos plug-in. Os PHEV, que têm por base um 1.6 de quatro cilindro turbo a gasolina, podem ser com 180 ou 225 cv. A bateria de 12,4 kWh de capacidade proporciona uma autonomia elétrica a rondar os 60 km. Todas as versões contam com caixa manual de seis velocidades de fábrica, com as versões mais potentes e os híbridos a disporem de uma caixa automática de oito velocidades. Tal como sucederá com a gama 308 em 2023, está prevista uma versão elétrica para o Astra (de cinco portas e carrinha).

Deixe um comentário

*