Morgan mais potente de sempre tem V8 atmosférico de 375 cv

Morgan Plus 8 GTR

Equipado com um motor da BMW, o Plus 8 GTR é uma edição limitada.

Depois do teaser publicado no início do ano, eis que é finalmente mostrado o Morgan mais potente de sempre. Chama-se Plus 8 GTR e a primeira de uma série de nove unidades já está pronta, surgindo pintada na cor Yas Marina Blue. Esta tonalidade é um piscar de olho ao Plus 8 “Big Blue” de competição que correu na década de 1990. Todas as unidades deste Plus 8 GTR já têm dono atribuído. Durante as próximas semanas será entregue a primeira unidade ao respetivo dono, sendo que as seguintes chegarão no primeiro trimestre do próximo ano. Cinco dos nove exemplares têm proprietários fora do Reino Unido. Cada cliente teve a oportunidade de trabalhar em conjunto com o fabricante britânico para personalizar ao máximo o seu carro. Foi possível escolher entre o volante à esquerda ou à direita, além de uma caixa manual ou automática ZF de seis velocidades.

Este modelo de design retro vem equipado com o (já muito tempo descontinuado) motor V8 4.8 N62B48 naturalmente aspirado de origem BMW a debitar 375 cv. Trata-se de um bloco que foi utilizado no X5 4.8i e 4.8iS da geração E70, que na altura tinha menos 20 cv. Foi também utilizado com 362 cv nos modelos 550i, 650i e 750i em meados da década de 2000. A afinação deste bloco foi totalmente revista para o novo GTR, assim como a capacidade de resposta. O GTR dispõe de duas ponteiras de escape tipo canhão e jantes com cinco raios e com porca de aperto central a imitar os Plus 8 de competição. Esteticamente, realce para o lábio dianteiro agressivo, para o difusor pronunciado, para o novo “hardtop” em alumínio e para os arcos das rodas mais pronunciados. O capot recebe novas entradas de ar e há novas entradas de ar também atrás das rodas da frente. Já a linha de cintura elevada é um elemento que regressa ao fim de várias décadas. Por dentro, realce para os novos revestimentos das portas, siglas GTR e uma placa identificativa deste modelo exclusivo, que acrescenta ainda bancos em fibra de carbono e cintos de segurança de competição como opcionais. O GTR acrescenta ainda uma suspensão, travões e pneus atualizados, além de alguns reforços ao nível do chassis e novos apoios do motor.

O GTR é o primeiro Morgan com motor V8 desde que o Aero 8 foi descontinuado em 2019.

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