Morgan confirma Plus 8 GTR

Morgan Plus 8 GTR View Gallery 4 photos

Edição especial limitada a nove unidades surge três anos após ter sido descontinuado o modelo que lhe serve de base.

Apesar de ter cessado a produção do Plus 8 em 2018, a Morgan anunciou que vai lançar uma edição especial GTR no próximo verão. Esta edição “extrema” do roadster de Malvern será limitada a nove unidades. O fabricante diz que esta edição foi possível depois de readquirir a uma entidade externa os chassis do modelo original de um projeto que não avançou.

Segundo o designer principal da Morgan, Jonathan Wells, este projeto GTR será uma oportunidade para experimentar algumas ideias que nunca avançaram na produção do Plus 8 e de introduzir alguns elementos que não estavam disponíveis. Assim, esta será uma oportunidade para atualizar alguns elementos mecânicos, com a tecnologia já disponível no Aero. Prometendo um carro “cru, visceral, com um som estrondoso e junto ao asfalto”, é de esperar que o Plus 8 GTR siga as pisadas do modelo de competição GT “Big Blue” da década de 1990 – que serviu de tubo de ensaio para o chassis em alumínio que lançou em 2004. Aliás, os “sketches” agora revelados confirmam a adoção de vários elementos aerodinâmicos, arcos das rodas alargados, uma linha de cintura mais elevada e jantes de cinco raios com porca central. Nota ainda para a traseira retrabalhada, novo lábio dianteiro e um hard-top em vez da capota em lona utilizada no Plus 8 normal.

Debaixo do capot deste GTR estará um “velhinho” V8 4.8 de origem BMW que foi utilizado na última série do Plus 8. Nesta série especial, o motor deverá debitar perto de 400 cv – mais do que os 367 cv do carro convencional. A marca de nicho britânica adianta que será possível escolher entre uma caixa manual ou automática de seis velocidades. O novo carro será construído no Morgan Design and Engineering Centre, em Malvern, e não em Pickersleigh Road, onde normalmente a marca produz os seus carros.

O Plus 8 GTR será apenas um de vários projetos especiais que a Morgan promete anunciar ainda este ano, prometendo evocar os antigos Aeromax, SP1 e Aero GT.

Deixe um comentário

*