Bentley vai despedir-se do motor W12 com “super coupé”

Bentley W12 coupé

Assinado pela divisão de luxo Mulliner, o modelo de edição limitada é derivado do Continental GT Speed.

A rapidez com que desapareceram as 12 unidades do descapotável Bentley Mulliner Bacalar, apesar do preço a rondar os 1,7 milhões de euros, fez levantar algumas sobrancelhas pelos lados da divisão de luxo da marca britânica. É por isso que, segundo a Autocar, a Mulliner vai apostar para a sua segunda investida a solo num coupé derivado do Continental GT Speed. Aparentemente, este modelo será o “canto do cisne” do mítico motor W12. Trata-se do mesmo motor do Bacalar, um W12 6.0 biturbo com 659 cv e 900 Nm, acoplado a uma caixa automática de oito velocidades e tração integral.

Esteticamente, o W12 coupé da Mulliner (na imagem, um “render” digital) terá um aspeto muito colado ao Bacalar, por sua vez inspirado no protótipo futurista de 2019 chamado EXP 100 GT. Isto significa que deveremos ter os caraterísticos faróis ovais em LED, a grelha clássica da Bentley, entradas de ar sobredimensionadas, linhas de carroçaria musculadas e faróis afilados em LED. Este deverá ser o primeiro da responsabilidade do designer Andreas Mindt que substituiu Stephan Sielaff no início deste ano. O chassis deste novo Mulliner será partilhado com o Continental GT Speed, com uma suspensão de afinação desportiva, quatro rodas direcionais, um diferencial de deslizamento limitado de controlo eletrónico no eixo posterior e travões carbocerâmicos.

Este “super coupé”, que terá uma produção limitada a 25 unidades, terá um preço base a oscilar entre 1,8 e 2,3 milhões de euros – embora seja de esperar um valor bem superior, devido às inúmeras opções de personalização que os clientes deste modelo terão à sua disposição. Este novo Mulliner deverá ser produzido em 2023, a propósito dos 80 anos da marca de Crewe.

Recorde-se que a Bentley vai eletrificar toda a sua gama em 2026. O primeiro modelo 100% elétrico da marca inglesa será baseado na plataforma Artemis e evoluirá da estética do já mencionado EXP 100 Concept.

Deixe um comentário

*