Morreu o designer do Wartburg 353

Wartburg 353

Karl Clauss Dietel foi o autor de muitos produtos da antiga RDA.

Morreu no passado dia 2 de janeiro, aos 87 anos, Karl Clauss Dietel, um designer alemão, pai, entre muitas coisas, do carro Wartburg 353 (na imagem principal) e do ciclomotor Simson S50. Dietel assinou muitos dos produtos provenientes da antiga Alemanha da Leste (também conhecida por RDA), onde também se inclui o rádio RK5, conhecido pelas colunas redondas, e as máquinas de escrever Erika 50/60.

Voltando ao mundo automóvel, Dietel foi o autor do desenho base do icónico Wartburg 353 – a versão de produção é da responsabilidade de Hans Fleischer. Dietel trabalhou em colaboração com Lutz Rudolph no hatchback Wartburg 353 C de 1965, que nunca chegou a ser produzido em série, e trabalhou em sucessores do Trabant 601, que também nunca saíram do papel. O Wartburg é, tal como o Trabant, um dos símbolos da antiga RDA. Na rubrica da autoDRIVE, Hollywood Drive, já sugerimos o documentário de 2017 intitulado “Najbrzydszy samochód swiata” (“O Carro Mais Feio do Mundo”), que retrata bem o misticismo em redor deste modelo.

Muito do trabalho de Dietel esteve em exibição no museu de Chemnitz, localidade onde vivia atualmente. Em vida, Dietel foi agraciado pelo governo alemão pelo trabalho desenvolvido.

Deixe um comentário

*