Aston Martin promete o “SUV de luxo mais potente do mundo”

Aston Martin DBX S em Nürburgring

Versão de topo do DBX será revelada a 1 de fevereiro, provavelmente com os préstimos de um motor V8 4.0 biturbo de origem Mercedes-AMG.

A Aston Martin lançou em 2020 o seu primeiro SUV, o DBX. E, dentro das previsões da marca britânica, este tornou-se no seu “best-seller” – sendo que em 2021 chegou mesmo praticamente a duplicar as vendas. Como tal, espera-se que a Aston Martin tente capitalizar o sucesso deste modelo com alguns derivativos.

A 1 de fevereiro ficaremos a conhecer a mais “extrema”, dada a conhecer através de um pequeno vídeo publicado nas redes sociais. Aquele que é descrito como sendo o “SUV de luxo mais potente do mundo” deverá assumir a designação DBX S ou DBX AMR. O “clip” mostra detalhes nas jantes, de partes da carroçaria e do interior, além de nos dar um “cheirinho” da sonoridade vinda do escape. O novo DBX S, que já tinha sido “apanhado” em testes em Nürburgring (nas imagens publicadas pela Motor1), ficando para já patente que terá quatro ponteiras de escape e um kit estético mais agressivo face ao modelo base. O grande mistério reside na escolha do motor. Resta saber se a marca de Gaydon optará pelo V8 4.0 biturbo de origem Mercedes-AMG a debitar 550 cv ou se, de modo a corresponder com a ambiciosa afirmação de que tem em mãos o SUV de luxo mais potente da atualidade, optará por um V12 5.2 biturbo de 725 cv, emprestado do DBS Superleggera. A concorrência para o título do SUV de luxo/desportivo mais “extremo” dos dias de hoje é feroz, existindo duas propostas com motores V12, o Rolls-Royce Cullinan com 571 cv e o Bentley Bentayga Speed com 635 cv, a que se juntam várias propostas com motor V8, tais como o Lamborghini Urus com 650 cv ou o Porsche Cayenne Turbo GT com 640 cv.

Recorde-se que há poucos meses foi apresentado um DBX com motor 3.0 de seis cilindros em linha turbo “mild hybrid” para o mercado chinês.

Deixe um comentário

*