Modelo de resistência da classe LMH falhará o arranque da temporada em Sebring, mas confirmou a presença nas 24 Horas de Le Mans.
A Peugeot testou pela primeira vez em pista o 9X8, o protótipo da classe LMH do WEC, no circuito de Aragón, em Espanha. Curiosamente, o modelo agora “apanhado” surge sem a imponente asa traseiro com a qual tinha sido apresentado à imprensa no verão passado. Isto significa que os homens da Peugeot Sport decidiram explorar as liberdades do novo regulamento da classe de topo do Campeonato do Mundo de Resistência para produzir a “downforce” necessária na parte inferior do carro. Olivier Jansonnie, o diretor técnico do programa do WEC da Peugeot Sport sublinha que “esta configuração é permitida nos novos regulamentos LHM. Os nossos cálculos e o trabalho em túnel de vento confirmaram a pertinência da nossa decisão de correr sem a asa traseira. Esperamos agora validar estas informações testando em circuitos com diferentes caraterísticas”. Já em julho passado, aquando da apresentação oficial, Janssonie tinha referido que as hipóteses de recorrer a uma asa traseira no carro final seriam muito reduzidas. Esta decisão obrigou a revisões na configuração geral da traseira do 9X8. As primeiras voltas com o 9X8 foram dadas pelo piloto de testes James Rossiter, sendo que nos dias seguintes de ensaios os pilotos Loic Duval, Paul di Resta e Gustavo Menezes também estarão presentes.
O responsável da divisão de competição da Peugeot, Jean-Marc Finot, confirmou, entretanto, que a marca não estará presente na jornada de abertura do WEC, as 1000 Milhas de Sebring, nos EUA, no próximo mês de março. Contudo, os franceses marcarão presença na prova seguinte, as 6h de Spa-Francorchamps, em maio, de modo a estabelecer o “Balance of Performance”. Esta corrida funcionará como preparação para as 24 Horas de Le Mans, que se realizarão entre 11 e 12 de junho. A Peugeot utilizará duas unidades do 9X8 na edição deste ano do WEC. Entre os pilotos constam ainda os ex-F1 Jean-Éric Vergne e Kevin Magnussen.
Recorde-se que o 9X8 vem equipado com um motor V6 2.6 biturbo a gasolina colocado a 90 graus a debitar 680 cv nas rodas traseiras e por um motor/gerador elétrico de 200 kW/272 cv posicionado no eixo dianteiro. Este carro com um sistema elétrico de 900V tem tração integral e tem a potência gerida por uma caixa de sete velocidades.