BMW Z4 sairá de cena em 2025

BMW Z4

Apesar de ter sido equacionada uma nova geração elétrica, o roadster não terá sucessor.

O BMW Z4 Roadster é um dos poucos sobreviventes neste formato de carroçaria, mas já tem os dias contados. Segundo a Motor.es, devido à fraca prestação comercial da terceira geração o modelo não terá sucessor final do atual ciclo de produto em outubro de 2025.

Recorde-se que o Z4 atual, estreado em 2018, é um projeto feito em conjunto com a Toyota, no âmbito do qual nasceu o coupé GR Supra. Ambos os modelos são produzidos na fábrica de Magna Steyr, em Graz (na Áustria), e utilizam motores 2.0 e 3.0 de origem BMW. Uma das razões que poderá ter funcionado contra o modelo bávaro terá sido a falta de um modelo assumidamente M, com o M40i de genes M Performance a funcionar como referência da gama – um aspeto em que sai a perder face a concorrentes como o Porsche 718 Boxster. Em 2021, foram vendidas na Europa cerca de 8 mil unidades do roadster. Ainda assim, o Z4 será alvo de um ligeiro facelift em 2023 (aliás, o modelo LCI já foi “apanhado” em testes), altura que incorporará, entre outros coisas, um painel de instrumentos digital.

A BMW chegou a ter em cima da mesa a possibilidade de apostar num sucessor 100% elétrico do Z4, mas essa hipótese foi descartada.

Neste momento, os rivais alemães da BMW estão também a prescindir de alguns dos seus “drop-tops”. Por um lado, a Mercedes-Benz descontinuou o SLC e o Classe S Cabrio, além de ter convertido o AMG GT Roadster no SL. No futuro, a marca de Estugarda vai transformar as versões descapotáveis do C e do E num novo CLE. Já a Audi descontinuou o A3 Cabrio e apresta-se para terminar com o R8 Spyder.

Deixe um comentário

*