O roadster, concorrente da Caterham, regressou com um novo motor 2.0 de quatro cilindros turbo.
A britânica Zenos faliu em 2017, sendo que os ativos remanescentes foram adquiridos pela AC Cars. Se é verdade que nos anos seguintes a essa operação, nada aconteceu, uma vez que AC Cars esteve mais focada entretanto em ressuscitar o Cobra sob várias formas, agora é a vez de recuperar o nome Zenos. Para já, há um novo website a prometer “o início de uma nova geração de carros”, sendo que já é possível reservar uma versão atualizada do E10 (lançado originalmente há uma década). Esta nova versão, a lançar no próximo ano, chamar-se-á RZ e representará o “pináculo” de uma nova linhagem. O fabricante estima lançar um máximo de 30 carros no seu primeiro ano completo de atividade, a um preço aproximado de 160 mil euros no Reino Unido.
Este é um passo realmente “upmarket” para a Zenos, que tinha no E10 S, um modelo de 250 cv, a custar 34 mil euros no mercado local. A principal arma do “novo” E10 RZ é o motor 2.0 de quatro cilindros turbo, alegadamente de origem Volvo – sujeito a alguns ajustamentos, nomeadamente uma nova eletrónica, sistema de indução e intercooler -, surgindo para o efeito associado a uma caixa manual de seis velocidades. O resultado são 385 cv e 510 Nm, um salto significativo face ao antecessor. A carroçaria do roadster beneficia de vias mais largas à frente e atrás, além de um centro de gravidade mais baixo. Este E10, um concorrente dos Caterham, traz uma estrutura em fibra de carbono e um chassis em alumínio, a que junta uma suspensão de tipo “push-rod” à frente e com “coilovers” atrás. Para já, o fabricante está a trabalhar apenas num protótipo funcional, mas a Zenos irá incluir no modelo final um diferencial autoblocante, além de ambicionar um peso final de 780 kg. São mais 65 kg do que antes, mas permitindo agora uma relação peso/potência de 500 cv por tonelada. Anuncia 0-100 km/h em 3,2 segundos e uma velocidade máxima 241 km/h.
Para que se consiga distinguir o RZ do modelo antigo, a Zenos apostará numa carroçaria feita a partir de paineis de fibra de carbono com mudanças à frente e atrás, nomeadamente novos elementos luminosos. Terá jantes de 16 polegadas à frente e de 17” atrás, com pneus de medida 195/50 R16 e 225/45 R17, respetivamente. A isso juntará uma nova instrumentação no interior, um novo sistema de infotainment e novos comandos. O RZ será apresentado na íntegra no início do próximo ano, sendo que está previsto para meados de 2026 um segundo modelo chamado R2 que contará com um motor 2.3 turbo com 325 cv, a custar 138 mil euros no seu país de origem.


