Opel Manta-e confirmado para 2025

Opel Manta-e Concept

Marca alemã confirma ainda que próximos Crossland e Insignia serão elétricos.

A Opel anunciou mais em pormenor os seus planos de transição para a eletrificação, que culminarão com uma gama 100% elétrica em 2028 na Europa. O principal destaque vai para o Manta-e (na imagem o concept), uma reinterpretação do icónico coupé confirmado para 2025. Acontece que o novo Manta, apesar de manter um apelo emocional, terá um formato SUV e adotará mais duas portas. Espera-se que este modelo elétrico seja uma das primeiras propostas da Stellantis a recorrer a uma plataforma STLA EV.

A marca de Rüsselsheim confirmou ainda que os sucessores do Crossland e do Insignia serão 100% elétricos. Esta dupla chegará antes de 2025, sucedendo à geração atual lançada em 2017. O Crossland será um “irmão” do atual Peugeot e-2008, sendo de prever que utilize o mesmo motor de 136 cv e 260 Nm, alimentado por uma bateria de 50 kWh. Já o Insignia poderá tornar-se num crossover.

A ofensiva elétrica da Opel começará mais cedo com o Astra-e a lançar no próximo ano. Esta derivação contará com versões de cinco portas e carrinha Sports Tourer.

A Opel vai produzir as suas próprias baterias em Kaiserslautern (na Alemanha) a partir de 2025. Esta “gigafábrica” de baterias será gerida pela ACC, numa joint-venture entre a Stellantis, Opel, Total/Saft e Mercedes-Benz. O objetivo do emblema germânico é providenciar autonomias a variar entre 500 e 800 km, com a possibilidade de carregar o equivalente a 32 km de alcance por minuto.

A gama atual da Opel já oferece uma oferta de propostas elétricas que incluem o Rocks-e, Corsa-e, Mokka-e, Combo-e Life, Zafira-e Life, Combo-e Cargo, Vivaro-e e Movano-e. Em 2024, a marca pretende ter uma versão “zero emissões” em cada uma das suas gamas.

Deixe um comentário

*