“Restomod” feito com base num 996 e com motor do GT3 demorou dois anos a construir.
A Porsche Club of America (PCA) e a Porsche Classic uniram-se para recuperar um 911 da geração 996 para criar o exemplar único Classic Club Coupé. Este projeto começou a ser discutido em 2018 e arrancou oficialmente quando a PCA comprou um 911 996 preto datado de 1998 que depois o enviou para a Porsche Classic em Zuffenhausen para encetar um meticuloso processo de restauro.
A ideia era construir um “one-off” do 911 996 com base na edição limitada 911 997 Sport Classic de 2010, que nunca foi comercializado nos EUA. Para o efeito foi utilizado um motor de um 996.2 GT3, um 3.6 de seis cilindros boxer com 381 cv e 385 Nm de binário às 8000 rpm. A Porsche Classic acrescentou ainda o chassis e os travões do 996.2 GT3.
O exterior deste “restomod” conta com detalhes estéticos específicos assinados por Grant Larson, o diretor dos projetos especiais da Porsche, responsável pelo design do 986 Boxster e do Carrera GT. No visual destaca-se o spoiler “ducktail” ao estilo do 911 Carrera RS 2.7 de 1973 e para o tejadilho de “dupla bolha” inspirado nos modelos de competição. Realce ainda para as jantes forjadas de 18 polegadas da Fuchs com detalhes em Club Brau. O exterior é em Sport Grey Metallic – inspirado na cor do 911 Sport Classic – complementado por listas em Light Sport Grey e detalhes em Club Brau. Chegou a ser construído um segundo exemplar apenas para testar as modificações na pista de Nardò, em Itália, Idiada, em Espanha, e em Weissach, na Alemanha – sendo que esta unidade foi, entretanto, desmantelada.
O interior vem na cor carbon gray e existem pespontos aplicados manualmente nos bancos com padrão Pepita e no forro das portas. A Porsche Classic incluiu ainda um sistema de infotainment PCM Plus com ecrã tátil, compatível com Apple Carplay e Android Auto.
Este 911 único estreou na edição deste ano do evento Werks Reunion decorrido em Amelia Island, nos EUA.