Lamborghini Huracán Tecnica é um Evo com laivos de STO

Lamborghini Huracán Tecnica

Versão mais versátil do supercarro de motor central vem concorrer com o Porsche 911 GT3.

A Lamborghini revelou oficialmente o Huracán Tecnica, uma edição limitada que surge em jeito de despedida da atual geração, que será substituída no próximo ano. Esta variante mais versátil vem posicionar-se entre o convencional Evo de tração traseira e a versão mais “extrema” orientada para pista STO. Este potencial concorrente do Porsche 911 GT3 herda do Evo a configuração RWD, embora surja equipado com elementos normalmente disponíveis em modelos mais caros. Por isso, em vez do motor V10 5.2 naturalmente aspirado com 610 cv e 560 Nm, este Tecnica conta com o “set-up” do STO, com 640 cv e 565 Nm às 6500 rpm. Para “apimentar” as coisas, a marca italiana diz que dotou o motor de um som mais “rouco” a regimes mais elevados. A nível de prestações anuncia 0-100 km/h em 3,2 segundos (menos 0,1 seg. que o Evo RWD). Do Evo AWD herda as quatro rodas direcionais, o sistema de vectorização de binário, travões carbocerâmicos ventilados e o sistema de controlo integrado LDVI. Os modos de condução dispõem de uma calibração específica, procurando uma maior versatilidade entre uma utilização quotidiana e em pista.

Visualmente, esta nova variante é mais moderada que o STO, herdando elementos com os faróis com assinatura em Y do hipercarro Sian e do protótipo Terzo Millenio, mas também a forma dos vidros laterais do Essenza SCV12 e as jantes Damiso de 20 polegadas inspiradas no Vision GT. A alteração mais evidente é, no entanto, a inclusão de uma cobertura do motor em fibra de carbono e um vidro traseiro vertical. Destaque ainda para as novas ponteiras de escape de formato hexagonal, novos para-choques e difusor traseiro que, tal sucede com o tejadilho, pode ser da cor da carroçaria ou em preto. A asa traseira gigante do STO foi substituída por um pequeno spoiler no tejadilho, que ainda assim contribui para uma redução de 35% da “downforce” traseira comparativamente com o Evo RWD. Já o novo lábio dianteiro permite baixar o efeito de arrasto em 20% à frente. O peso deste Tecnica foi também reduzido em 10 kg face ao modelo base, graças ao capot em carbono e ao para-brisas mais leve, para um total de 1379 kg. A relação peso/potência é de 2,15 kg/cv.

Deixe um comentário

*