Mercedes-AMG C43 traz motor 2.0 híbrido com 408 cv

Mercedes-AMG C43

Versão desportiva é mais potente que o V6 3.0 da geração anterior.

A Mercedes-Benz lançou a nova geração do Classe C em 2021 e agora é a vez de apresentar a versão desportiva C43. Esta variante com selo da AMG distingue-se pela grelha Panamericana e pelo para-choques redesenhado, que lhe conferem de imediato um aspeto mais agressivo. A isso junta alguns apontamentos em preto na carroçaria, saias laterais mais pronunciadas, quatro ponteiras de escape cromadas redondas integradas num difusor e um spoiler no tejadilho.

Contudo, o mais importante é a introdução de um motor 2.0 de quatro cilindros turbo M139 integrado num módulo “mild hybrid” de 48V, para um débito total de 408 cv e 500 Nm. Isto reflete-se em mais 23 cv e menos 20 Nm que o antecessor equipado com um motor V6 3.0 biturbo. O novo sistema propulsor é derivado do que é utilizado na F1, com um turbo elétrico, o que permite reduzir o atraso na resposta. A caixa automática de nove velocidades distribui a potência para as quatro rodas numa proporção de 31/69 entre o eixo dianteiro e traseiro. O novo C43 vem munido dos modos de condução Sport, Sport+, Comfort, Individual e uma função Race Start. Destaque para a inclusão de série do sistema AMG Ride Control com amortecimento adaptativo (com configuração de triângulos sobrepostos à frente e multibraços atrás), quatro rodas direcionais, discos de travão com 370 mm e pinças de travão de quatro pistões à frente e discos com 320 mm e pinça de um pistão atrás, mas também modificações ao nível da direção. O fabricante anuncia 0-100 km/h em 4,6 segundos e uma velocidade máxima limitada a 250 km/h nas versões com jantes de 18 polegadas (ou 265 km/h na versões equipadas com jantes de 19 ou 20 polegadas).

Por dentro, o C43 inclui bancos AMG revestidos em couro artificial e microfibra, volante de fundo plano, pedais AMG e pespontos em vermelho e cintos de segurança em vermelho. O painel de instrumentos digital tem ecrã de 12,3 polegadas e o ecrã central 11,9”. Em opção, existe um sistema AMG Real Performance Sound, que recorre a um sintetizador para aumentar a sonoridade do escape pelas colunas no interior.

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