Bentley vai retomar produção do “Speed Six”

Bentley Speed Cotinuation Series

Recriação do modelo que venceu Le Mans em 1930 é limitado a 12 unidades.

Depois de vender por 1,75 milhões de euros (antes de impostos) as 12 recriações do “Blower”, um “supercarro” de final dos anos 1920 – considerado o mais famoso Bentley mais famoso e valioso de sempre -, a marca britânica apresentou uma aventura similar com outro modelo importante da mesma altura, o “Speed Six”. Igualmente limitado a 12 cópias, esta série de continuação, anunciada na edição deste ano do Festival de Goodwood, recupera um ícone de competição que venceu as 24 Horas de Le Mans em 1929 e 1930, tendo os famosos “Bentley Boys” ao volante (Tim Birkin, Glen Kidston e Woolf Barnato).

Estes novos “Speed Six” foram construídos pela mesma equipa da divisão Mulliner responsável por trazer de novo à vida o “Blower” e também já têm todos um dono atribuído. O preço é superior a 1,7 milhões euros.

O “Speed Six” conta com um motor 6½ de seis cilindros em linha naturalmente aspirado, equipado com dois carburadores SU, maior taxa de compressão e uma árvore de cames específica para alta performance. O resultado são mais de 200 cv – na configuração de estrada (do qual foram construídas 182 unidades) este motor ficava-se pelos 147 cv – e anuncia uma velocidade máxima de 201 km/h – prometendo uma experiência de condução similar à do “Blower”.

O novo “Speed Six” é feito com base em novos componentes produzidos a partir de scans dos carros que correram em Le Mans há quase um século. O primeiro exemplar na calha é uma recriação do #3 que correu em 1930 e que bateu ao fim de 2 horas. O segundo é um “road legal” de 1929 que enverga a carroçaria Vanden Plas similar à que era utilizada em modelos de trabalho, com quatro lugares. Nesse tempo, era possível comprar um carro de corridas e andar com ele no dia a dia.

O primeiro protótipo do novo “Speed Six” Continuation será construído na segunda metade deste ano, sendo que os exemplares para os clientes seguir-se-ão de imediato.

Deixe um comentário

*