McLaren Solus é um single seater com motor V10

McLaren Solus

GT inspirado no concept Vision Gran Turismo é limitado a 25 unidades.

A McLaren trouxe uma surpresa à edição da Monterey Car Week deste ano: o Solus, um modelo inspirado monolugares de competição. Mais concretamente, este GT é derivado do Vision Gran Turismo Concept.

O Solus recorre a um (inédito) motor V10 5.2 naturalmente aspirado fornecido pela Judd, a debitar 829 cv e 650 Nm. O sistema propulsor integrado na estrutura do chassis é capaz de atingir 10.000 rpm. Anuncia 0-100 km/h em 2,5 segundos e uma velocidade máxima acima dos 320 km/h. Opera em conjunto com uma caixa sequencial de sete velocidades com estrutura em alumínio e magnésio. A suspensão traseira é montada na transmissão. O Solus pesa 1000 kg e é capaz de gerar até 1200 kg de downforce. Para tal, dispõe de cápsulas aerodinâmicas em redor das jantes, um lábio dianteiro que envia o ar para debaixo da carroçaria e radiadores do motor integrados nos arcos das rodas traseiras.

A suspensão é de triângulos sobrepostos em ambos os eixos. À frente é possível ver os amortecedores tipo “push rod” e atrás existem uns de tipo “pull-rod”.

O Solus tem apenas um lugar ao centro e uma cobertura deslizante ao estilo dos aviões de caça. Cada unidade é personalizável, sendo possível fazer um banco moldado ao corpo do condutor. O volante em fibra de carbono, inspirado na F1, inclui comandos essenciais e um ecrã digital de instrumentação. O arco de segurança e o halo são feitos em titânio impresso em 3D.

Serão produzidas apenas 25 unidades do Solus, sendo que todas já têm dono. As entregas começam em 2023. O comprador tem direito a um programa de treinos, a um fato, capacete e HANS personalizados. Apesar de o carro ainda estar em fase de desenvolvimento, os clientes poderão conduzir o protótipo e acompanhar todo o processo. No final, estas pessoas serão convidadas a participar em eventos especiais e receberão uma mala com ferramentas, macaco, walkie talkies, entre outros. O preço ronda os 3 milhões de euros.

Deixe um comentário

*