Ford RS200 com 12.500 km vai a leilão

Ford RS200

Exemplar do icónico modelo de ralis foi construído em 1988.

O RS200 é um dos modelos de ralis mais lendários da Ford. Feito a pensar nos ralis do Grupo B, teve uma produção extremamente limitada de apenas 144 unidades (menos do que os 200 exigidos pela FIA para homologação), devido ao desaparecimento precoce da categoria em questão. Agora, será leiloado um exemplar de 1988 do RS200 que conta apenas com 12.500 km no odómetro.

Esta unidade pertence ao lote 90 que foi convertido pela Ford num modelo de estrada mais refinado. Foi vendido originalmente na Escócia e chegou a pertencer a uma coleção que incluía um Sierra Cosworth RS500. Foi pintado de branco e possui uma decoração em azul. Destaque para as jantes OZ Racing brancas e um conjunto de quatro luzes adicionais na dianteira. Por dentro, realce para as bacquets vermelhas e cintos Sabelt de seis apoios, volante vermelho, tapetes Ford RS e estojo de primeiros socorros para ralis. O RS200 em questão permaneceu com o mesmo dono até 2010, Brian Holmes, com apenas 1600 km percorridos, tendo sido alvo de uma atualização completa do motor efetuada por Geoff Page. Em 2012 foi comprado por um japonês, embora tenha depois regressado ao Reino Unido com 12.543 km registados no odómetro.

O RS200 de ralis foi desenhado pela Ghia, tinha carroçaria em Kevlar concebida pela Reliant of Shenstone, com um chassis desenvolvido pela Southgate e John Wheeler. Equipado com um sistema de tração integral, tinha um motor criado por Brian Hart, ligado a uma caixa de velocidades posicionada na dianteira (para equilibrar o peso do conjunto) e com um diferencial da Ferguson. O motor era um 1.8 com sistema de injeção Ford-Bosch e turbo da Garret, que na versão de estrada alcançava 246 cv entre as 6500 e as 7000 rpm (menos que os 444 cv às 8000 rpm do carro de ralis).

Agora a Silverstone Auctions irá leiloar este RS200 num evento especial a 12 de novembro. Além do carro, inclui um vidro suplente, uma cobertura para os faróis, um escape original e um manual de proprietário de fábrica. Estima-se que possa ser arrematado entre 225 e 313 mil euros.

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