BMW 3.0 CSL traz o seis em linha mais potente da M

BMW 3.0 CSL

Novo “Batmobile” tem 560 cv e serve para comemorar os 50 anos da divisão desportiva da marca de Munique.

As comemorações de meio século da BMW M culminaram com o 3.0 CSL. Este modelo recupera o espírito do Coupé Sport Lightweight de 1973, o E9, que venceu o ETCC durante quatro anos consecutivos – considerado um dos mais exclusivos da história da divisão desportiva do emblema bávaro.

Visualmente, o novo “Batmobile” vai buscar elementos do 3.0 CSL Hommage concept de 2015, em especial a grelha, que agora assume uma estrutura diamantada. O contorno dessa mesma grelha é em alumínio acetinado, tal como acontece com a moldura das janelas. Já o avental dianteiro, com função de arrefecer o motor e os travões, é um tributo ao 3.0 CSL original. As entradas de ar no capot são também homenagem ao modelo dos anos 1970. Os faróis em laser foram adaptados dos do M4 CSL, trazendo elementos em amarelo que remetem para o M4 GT3. De perfil são visíveis os arcos das rodas pronunciados e as jantes com porca de aperto central, com 20 polegadas à frente e de 21 atrás, pintadas em tons dourados e com um desenho em Y. Os pneus são uns Michelin especificamente feitos para a ocasião com o número 50 inscrito nas paredes laterais. Já a asa traseira é o elemento mais próximo do icónico “Batmobile”, com um logo M Power bem visível e nas laterais o logo alusivo aos 50 anos da M. Este elemento é complementado por um spoiler no tejadilho que remete para o E9. A cor exterior é um Alpine White Uni, com elementos gráficos típicos da M.

O novo 3.0 CSL traz debaixo do capot a versão mais potente de sempre de um motor de seis cilindros em linha da BMW num carro de produção. Este 3.0 biturbo debita 560 cv, mais 10 cv que o M4 CSL, mas 550 Nm, o equivalente a menos 100 Nm que o M4 Competition e o M4 CSL. Isto deve-se ao facto de este novo modelo exclusivo recorrer a uma caixa manual de seis velocidades que não consegue lidar com tanto binário. Este modelo de tração traseira traz um diferencial M, travões carbocerâmicos de fábrica e uma suspensão adaptativa M com regulação eletrónica do amortecimento.

Por dentro, inclui bacquets em carbono, aplicações em plástico reforçado a fibra de carbono e um punho da caixa branco.

O novo 3.0 CSL é limitado a 50 unidades, que estarão em produção durante três meses. A pintura requer um processo específico e alguns elementos de plástico reforçado a fibra de carbono serão produzidos através de um processo artesanal. Cada carro passa por oito etapas durante o ciclo de produção que demoram 10 dias a concluir.

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