Mercedes-AMG revela Classe S mais potente de sempre

Mercedes-AMG S63 E-Performance

AMG S63 E-Performance é um “super” híbrido plug-in com 802 cv.

Chegou a vez do Mercedes-AMG S63 E-Performance, uma versão híbrida plug-in que tem como cartão de visita o facto de ser o Classe S mais potente da história da marca alemã. Este modelo, que será lançado no início do próximo ano, conta com um motor V8 4.0 biturbo e um motor elétrico posicionado no eixo posterior. A potência conjunta debitada é de 802 cv e 1430 Nm, num set-up similar ao que estreou no Mercedes-AMG GT 63 S E Performance Coupé de 4 Portas, de 843 cv. Estes valores possibilitam efetuar acelerações de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos. A velocidade máxima é limitada a 250 km/h, embora com o opcional AMG Driver’s Package seja possível alargar esse valor para 290 km/h. O motor V8 por si só consegue debitar 603 cv entre as 5500 e as 6500 rpm, além de 900 Nm entre as 2500 e as 4500 rpm. Este motor opera em conjunto com uma caixa automática de nove velocidades que distribui a potência pelas quatro rodas. Por sua vez, o motor elétrico tem uma potência contínua de 94 cv/70 kW e um pico máximo de 188 cv/140 kW num overboost de 10 segundos. O binário máximo é de 320 Nm. Há uma caixa de duas velocidades que engrena a segunda mudança sensivelmente aos 140 km/h. O motor elétrico é alimentado por uma bateria de 13,1 kWh de capacidade posicionado por cima do eixo posterior. A autonomia em modo elétrico vai até 33 km. O carregador de bordo é de 3,7 kW. Este E-Performance pesa 2595 kg, mais 525 kg face ao antecessor S63 com motor V12.

O eixo posterior deste S63 E-Performance consegue rodar num ângulo de 2,5 graus. Este modelo desportivo possui suspensão adaptativa pneumática que possibilita rebaixar até 1,02 cm de altura a velocidades acima de 121 km/h. Além disso, a barra estabilizadora ativa reduz o rolamento em curva. Os apoios ativos de motor conseguem suavizar ou enrijecer a ligação entre o V8 e a carroçaria, dependendo do modo de condução ativado. Para esta versão, a AMG acrescentou um estabilizador em alumínio por baixo do motor térmico, colocou apoios adicionais na suspensão e barras em alumínio no eixo posterior. As jantes são de 21 polegadas e os discos de travão são de 39,8 cm à frente com pinças de seis êmbolos e de 25,4 cm atrás com pinça de um pistão. Em opção, é possível encaixar travões carbocerâmico.s

Visualmente, o E-Performance é mais agressivo face ao S convencional. Destaque para os filamentos verticais na grelha, para o símbolo da AMG em cromado e preto, além das entradas de ar sobredimensionadas. Atrás, realce para as quatro ponteiras de ar de formato trapezoidal e para o difusor.

Por dentro, este modelo de quatro lugares recebe um sistema de infotainment MBUX com grafismo específico AMG e para o sistema híbrido. O HUD é de série e o volante conta com comandos específicos para escolher entre os quatro modos de recuperação de energia da travagem. Os modos de condução são sete: Electric, Comfort, Battery Hold, Sport, Sport+, Slippery e Individual.

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