Estrema Fulminea vai tentar bater recorde de Nürburgring

Estrema Fulminea

Hipercarro elétrico de 2040 cv conta com baterias em estado sólido.

A Automobili Estrema apresentou o Fulminea em 2021, mas só começará a produzir oficialmente o hipercarro em junho. Contudo, a principal novidade é que, logo em setembro, a start-up viajará até ao circuito de Nürburgring para tentar bater o recorde da volta mais rápida, na categoria de carros elétricos.

Para suportar os custos envolvidos nesta tentativa, a Estrema lançou uma campanha no Kickstarter. O objetivo é angariar perto de 100 mil euros, dos quais já conseguiu reunir mais de 10%. A firma italiana também pretende produzir um documentário que pretende mostrar todo percurso do Fulminea. Esta série terá nove episódios e será exibida entre fevereiro e outubro.

Para todos os efeitos, o Fulminea é tido como um hipercarro elétrico revolucionário que conta “ultra-capacitadores” e uma bateria híbrida, criada em conjunto com a IMECAR Elektronic, que combina células tradicionais em iões de lítio e células em estado sólido produzidas pela Avesta Battery Energy Engineering. O conjunto da bateria terá pelo menos 100 kWh de capacidade e uma densidade energética recorde de 500 Wh/kg. Estas bateria pesarão 300 kg, num carro que terá cerca de 1500 kg. O Fulminea contará com quatro motores, com um débito conjunto de 2040 cv, que lhe possibilitarão acelerar de 0 a 100 km/h em sensivelmente 2 segundos, fazer 0-320 km/h em menos de 10 segundos, prometendo uma autonomia até 520 km (WLTP). Esta bateria carregará de 10 a 80% em menos de 15 minutos.

Serão construídas apenas 61 unidades do Fulminea e o preço inicial é de 2 milhões de euros.

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