Hipercarro italiano contará com baterias de estado sólido

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Estrema Fulminea terá sistema propulsor formado por quatro motores elétricos responsáveis pelo débito total de 2040 cv.

Os italianos da Automobili Estrema, um novo fabricante criado em outubro de 2020 pela mão de Gianfranco Pizzuto (antigo acionista e distribuidor da Fisker na Europa) estão a preparar o seu primeiro modelo, o hipercarro Fulminea. A empresa sediada em Modena (Itália) quer destacar-se das restantes propostas por ser o primeiro modelo hipercarro de estrada munido de um pack de baterias “híbridas” que combina células de estado sólido com supercondensadores. Os dois tipos de células surgem separados em duas ilhas com um revestimento em fibra de carbono: o pack de supercondensadores encaixado perto do eixo dianteiro e o conjunto mais volumoso de baterias Li-ion de estado sólido localizado à frente do eixo traseiro. As células de estado sólido são fornecidas pela Avesta Battery Energy Engineering e contam com tecnologia “cell-to-pack”. Numa bateria de estado sólido, o lítio puro é depositado no ânodo, porque isso permite que muito mais energia seja armazenada. Nas baterias de iões de lítio comuns de hoje, o lítio é armazenado em grafite por razões de segurança, porque, caso contrário, esta forma estruturas em forma de agulha que perfuram uma célula e fazem a bateria explodir. Na variante sólida, uma camada de cerâmica do eletrólito sólido atua como uma barreira mecânica. O resultado é um pack de 100 kWh de capacidade com uma densidade energética de 450 Wh/kg – comparativamente superior ao das baterias de iões de lítio convencionais, além de capaz de suportar temperaturas mais elevadas. A Estrema espera que estas baterias pesem menos de 300 kg, o que contribuirá para um peso do conjunto de apenas 1507 kg.

O sistema propulsor do Fulminea será composto por quatro motores elétricos (um por roda) a debitar um máximo de 2040 cv. Anuncia 0-320 km/h em menos de 10 segundos. Já a autonomia estimada é de 520 km (WLTP). A carroçaria contem vários apêndices em fibra de carbono que formam um pack aerodinâmico, com farolins traseiros a servirem de spoilers e uma barbatana traseira vertical transparente. As jantes parcialmente fechadas também têm uma finalidade aerodinâmica.

O novo Estrema Fulminea será revelado ao público no dia 13 de maio no Turin Automobile Museum. As primeiras unidades chegarão aos clientes na segunda metade de 2023. Está prevista a produção de apenas 61 unidades, com os preços a oscilarem entre 1,5 e 2 milhões de euros.

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