Ultime assinala o fim do Renault Mégane RS

Renault Mégane R.S. Ultime

Derradeiro modelo da Renault Sport é limitado a 1976 unidades.

O Renault Mégane RS despede-se ao fim de 20 anos com a edição especial Ultime. O derradeiro modelo com selo da Renault Sport é limitado a 1976 unidades (alusivas ao ano da fundação da divisão desportiva) e estará disponível a partir da primavera.

O Ultime será apresentado na sexta-feira no Salão de Tóquio, no Japão. Conta com autocolantes pretos no capot, nos vãos dianteiros e nas portas. Além disso, existem quatro cores exteriores à escolha: Star Black, Pearl White, Sirius Yellow e Tonic Orange. Feito com base na versão Trophy, este Ultime traz o conhecido motor 1.8 TCe de quatro cilindros turbo a debitar 300 cv e 420 Nm, um diferencial de deslizamento limitado mecânico de tipo Torsen, um chassis Cup, quatro rodas direcionais e uma caixa de dupla embraiagem EDC de seis velocidades. Anuncia 0-100 km/h em 5,7 segundos e um consumo médio de 8,4 l/100 km. É 60 mm mais largo à frente e 45 mm mais largo atrás. Destaque ainda para as jantes Fuji de 19 polegadas, difusor traseiro, entradas de ar laterais, antena barbatana de tubarão, spoiler traseiro, embelezador do escape central e lábio dianteiro típico da F1. Os pneus são uns Bridgestone Potenza S007 semi-slick iguais aos do Trophy-R, e os travões uns Brembo com pinças em vermelho.

Por dentro, existem alguns elementos específicos, nomeadamente a inclusão de série de umas bacquets Recaro com revestimento em Alcantara titanium black e o símbolo RS bordado. Há também uma chave específica Ultime, saleiras das portas e uma placa com o número da unidade desta série limitada, assinada pelo piloto de testes Laurent Hurgon, que conduziu o RS nos recordes das voltas mais rápidas em Nürburgring, Suzuka e Spa-Francorchamps.

O Mégane RS foi lançado em 2003 e tinha originalmente 225 cv, além de um chassis com uma afinação específica. Com o passar dos anos foram sendo aposta versões cada vez mais radicais, desde o R26R da segunda geração ao Trophy-R da terceira, culminando com o Trophy-R da quarta geração, que lhe conferiram o estatuto compacto desportivo de referência.

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