Bentley homenageia R-Type Continental

Bentley Continental GT Azure e R-Type Continental

Exemplar único do Continental GT Azure comemorativo dos 70 anos do coupé conta com revestimentos em couro, aplicações em ouro e madeira.

A Bentley recuperou o nome Azure num novo pack focado no luxo e conforto. Mas, agora marca britânica foi muito mais além do que isso, com um “one-off” do Continental GT em jeito de tributo ao R-Type Continental de 1953.

Esta unidade específica foi entregue a Rowland Guenin, na Suíça, em dezembro de 1953, que a especificou com um exterior em tons de marfim e interior em vermelho. A Bentley recuperou o carro em 2001, restaurando-o como se este coupé tivesse acabado de sair da fábrica. O novo Continental GT Azure, por sua vez, surge pintado na cor Old English White, o mais parecido com o tom original. Destaque ainda para zonas cromadas na grelha e nas laterais, além das jantes de 22 polegadas em preto e com acabamento polido que replicam o desenho das do clássico.

Por dentro, o Continental GT Azure surge com revestimentos em couro castanho Cricket Ball, em vez do vermelho do modelo clássico. No entanto, ambos contam com aplicações em madeira Burr Walnut no tablier. Para o carro moderno destaque para o acabamento de poros abertos, de modo a que se possa assemelhar o mais possível com a patina do material da madeira do veículo clássico. Para efeito de contraste, outros apontamentos decorativos da Mulliner são de madeira australiana com 0,1 mm de espessura e esquinas em ouro. A silhueta do R-Type Continental é utilizada na soleira das portas.

Entre o equipamento, este Azure contempla bancos Front Seat Comfort Specification, que inclui função de massagem com seis configurações programáveis. Conta igualmente com o sistema Dynamic Ride que consiste em barras antiaproximação ativas, para ajudar em curva. Além disso, conta ainda com o Touring Specification, que dispõe de um cruise control adaptativo, HUD, sistema de permanência na faixa de rodagem, assistente de trânsito e câmaras de infravermelhos, capazes de identificar peões, ciclistas e animais.

O R-Type Continental original tinha um motor 4.6 de seis cilindros em linha com 153 cv. Um protótipo deste carro consegui rodar na pista de Montlhèry, perto de Paris, a uma media de 191,1 km/h por mais de cinco voltas. Esses números fizeram com que fosse o carro de quatro lugares mais rápido do seu tempo. A Bentley produziu 208 unidades entre 1952 e 1955.

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