Zeekr X é um “irmão” do Smart #1 com 428 cv

Zeekr X

Crossover elétrico vem para a Europa para combater propostas como o VW ID 3.

Não foi preciso esperar muito pela apresentação do terceiro modelo de produção da recém-lançada Zeekr, o emblema mais recente da chinesa Geely. O novo modelo chama-se Zeekr X e é um crossover elétrico compacto feito a partir da plataforma SEA, a mesma utilizada no Smart #1 e que em futuro será usada no Volvo EX30. O X foi desenhado em Gotemburgo (na Suécia) e é uma evolução da linguagem estética moderna já patente na shooting brake 001 e na minivan 009 (que recorrem a uma versão alongada da referida plataforma), além de incorporar elementos hi-tech. Na dianteira, caracteriza-se pelos faróis bipartidos, pela ausência de grelha convencional, capot curto e esculpido, além de entradas de ar afiladas por cima do para-choques elevado. De perfil, o crossover traz puxadores escamoteáveis nas portas, uma linha de cintura elevada que se prolonga até aos vidros traseiros, além de detalhes em preto brilhante nos arcos das rodas, capas dos espelhos e tejadilho. Na traseira, nota para os farolins alongados em LED separados pelo lettering iluminado com o nome da marca, apontamentos em preto no para-choques e um óculo traseiro curto devido ao spoiler traseiro no final da linha de tejadilho inclinada.

O Zeekr X tem 4450 mm de comprimento, 1836 mm de largura, 1572 mm de altura e 2750 mm de distância entre eixos – apenas mais 180 mm que o Smart #1, embora com a mesma distância entre eixos. A Zeekr não revelou as caraterísticas técnicas do novo modelo, adiantando apenas que consegue acelerar de 0 a 100 km/h em “cerca de 4 segundos”, um tempo similar ao Smart #1 Brabus (3,9 segundos), que, recorde-se conta com uma dupla de motores (e tração integral) a debitar 428 cv/315 kW. É possível que além desta opção de topo, o X conte, tal como acontece com o Smart #1, com uma versão de tração traseira com um motor de 272 cv/200 kW. Para já, ainda não se sabe se o Zeekr adotará a mesma bateria do Smart #1, que é de 66 kWh de capacidade.

O Zeekr X será lançado inicialmente na China no segundo trimestre deste ano. Pouco depois virá para a Europa, tendo já sido confirmado para países como a Noruega e a Suécia. A Zeekr quer duplicar o seu volume de vendas para 140 mil unidades este ano.

Deixe um comentário

*