Ford e Red Bull estão a trabalhar num novo carro elétrico

Planos Ford Performance

Planos da Ford Performance incluem ainda uma versão desportiva da pick-up F-150 Lightning.

A parceria entre a Ford e a Red Bull Powertrains arrancará oficialmente em 2026, com a criação da nova equipa da Fórmula 1, Red Bull Ford. Ambas as partes começarão já este ano a desenvolver uma nova unidade motriz que conta com um motor elétrico de 350 kW, capaz de operar com combustíveis sintéticos, a pensar nos novos regulamentos da competição. A Ford contribuirá com o seu “know-how” ao nível de motores a combustão, células de bateria, motor elétrico e software do novo sistema, além de análise de dados, enquanto a Red Bull encabeçará o processo de desenvolvimento. Contudo, a parceria entre as duas partes não se ficará por aqui.

O CEO da Ford, Jim Farley, disse à MotorTrend que a marca norte-americana está também a trabalhar com a Red Bull, a atual campeã de construtores de F1, no desenvolvimento de um novo carro elétrico que é descrito como sendo “estrategicamente importante”. Em causa poderá estar um modelo totalmente novo, apenas um protótipo ou até um modelo de competição “zero emissões”.

Por ocasião do acordo assinado com a Red Bull para a F1, a Ford Performance revelou uma nova infografia com seis modelos, incluindo uma Pro Electric SuperVan, um Mustang Mach-e 1400 e Mustang Cobra Jet 1400. Confirma ainda que participará no IMSA e no WEC, e em campeonatos “off-road”. Além disso, mostra que está a desenvolver uma versão mais “picante” da pick-up elétrica F-150 Lightning. Esta poderá contar com o “input” da Red Bull. Recorde-se que a F-150 Lightning convencional conta com 588 cv e 1050 Nm, o que permite fazer 0-100 km/h em menos de 4 segundos. Contudo, é possível que a variante desportiva possa vir a ter 1400 cv, tal como sucede com alguns dos seus “irmãos” de competição da marca da Oval Azul.

Deixe um comentário

*