Ford levará SuperVan 4.2 com mais de 1400 cv a Pikes Peak

Ford Supervan 4.2

Elétrico de competição conta com novos detalhes aerodinâmicos focado no aumento de “downforce”.

Desde o início da década de 1970 que a Ford vem mostrado algumas Supervan, modelos de competição de alta performance feitos com base em comerciais. Agora é a vez de apresentar a versão mais recente, a Supervan 4.2, 100% elétrica, que correrá na edição deste ano de Pikes Peak, com Romain Dumas ao volante.

Esta 4.2, uma versão atualizada da 4.0 mostrada no Festival de Velocidade de Goodwood do ano passado, conta com novos apontamentos aerodinâmicos, que lhe permitem aumentar a “downforce” na famosa rampa norte-americana composta por 156 curvas. Para o efeito, conta com um novo lábio dianteiro e um novo spoiler traseiro em fibra de carbono. Além disso, beneficia de uma redução do peso do chassis, o que não impede que o conjunto ainda tenha quase 2 toneladas.

Para esta competição, a Ford Performance optou por reduzir a potência face à 4.0, apresentado três em vez de quatro motores elétricos, o que ainda assim garante mais de 1400 cv (em vez de 1972 cv). A marca norte-americana não revelou as prestações desta Supervan, mais de prever que seja um pouco mais lenta dos 0-100 km/h face à anterior, que prometia cumprir a referida aceleração em menos de 2 segundos. O novo conjunto motopropulsor traz um motor à frente e dois atrás, mantendo a tração integral. A nova configuração obrigou também a uma atualização do veio de transmissão. Por sua vez, a bateria tem células de polímero de lítio da STARD, capaz de suportar 600 kW de regeneração. O 4.2 traz também um sistema de regeneração de energia através da travagem com discos carbocerâmicos. Em complemento, traz jantes forjadas em magnésio e pneus Pirelli P Zero.

Esta Supervan 4.2 é feita a partir da e-Transit Custom, com a secção traseira a receber aberturas de modo a facilitar a prestação aerodinâmica. A pintura é uma mistura de azul, laranja e púrpura, as cores da Ford Performance – uma configuração que estreou no Mustang GT3.

Deixe um comentário

*