Aston Martin junta-se à Lucid para fazer SUV elétrico em 2025

Teaser do SUV elétrico Aston Martin/Lucid

Novo modelo contará com o motor e baterias fornecidos pela start-up norte-americana.

O cancelamento da berlina Rapide E implicou que a Aston Martin se atrasasse significativamente na era da eletrificação. O construtor britânico tem vindo a desenvolver uma nova plataforma específica para os primeiros modelos 100% elétricos, que será compatível com desportivos, grand tourers e SUVs, além de um hipercarro para suceder ao Valkyrie. Contudo, o primeiro avanço “zero emissões” será já em 2025 no âmbito de um acordo com os norte-americanos da Lucid. Neste acordo agora confirmado, a Aston Martin terá acesso a motores e baterias da Lucid, para uma nova família de elétricos de alta performance.

O primeiro fruto desta parceria será um SUV elétrico a lançar daqui a dois anos, ao qual se seguirá um GT previsto chegar ao mercado até ao final da presente década. Estes modelos contarão com um sistema propulsor específico, com quatro motores (um por roda,) com um débito de potência até 1500 cv. A nível de bateria e de software, tudo será adaptado para os modelos da Aston Martin. A plataforma será totalmente flexível e permitirá ter carros desportivos 2 cm mais baixos que os 1273 mm do Vantage, graças às células de bateria compactas da Lucid. Todos os componentes serão fabricados no Arizona, nos EUA.

Nos próximos cinco anos, a marca britânica quer investir mais de 2,33 mil milhões de euros no plano “Racing Green”, de transição dos motores a combustão para os elétricos. Assim, de acordo com este projeto, todas as gamas da Aston Martin terão pelo menos uma opção “eletrificada” até 2026, sendo que a eletrificação total está prevista para o final da década.

Segundo a Reuters, este acordo prevê que a Lucid receba em contrapartida 3,7% das ações da Aston Martin, que efetuará pagamentos faseados em numerário à Lucid no valor aproximado de 212 milhões de euros. Recorde-se que no mês passado, a Geely duplicou o seu número de ações na Aston Martin, chegando agora aos 17%. Em complemento, a Mercedes também prevê chegar até aos 20% das ações da empresa britânica no final deste ano. Este acordo entre a Aston Martin e a Lucid não tem qualquer interferência na parceria da Mercedes com os britânicos, que continuam a beneficiar do acesso a tecnologia dos germânicos nos seus modelos ICE.

Deixe um comentário

*