BMW M elétricos vão ter passagens de caixa simuladas

Caixa manual do BMW M2

Tecnologia deverá estrear no primeiro M 100% elétrico em 2025.

A BMW M está a preparar passagens de caixa simuladas para os seus futuros modelos elétricos. Esta tecnologia, a estrear em 2025, altura em que será lançado o primeiro M 100% elétrico, terá vibrações e sons semelhantes às das passagens de uma caixa manual convencional (como a do M2, que surge na imagem). Ouvido pela WhichCar, Frank van Meel, o patrão da divisão desportiva da marca de Munique, considera que este software poderá transmitir maiores sensações ao condutor. Segundo ele, quem for ao volante de um elétrico não necessita de olhar para o velocímetro quando está em pista. Já num carro a combustão, há o som e sensações, o punho da caixa e o conta-rotações a dizerem muito sobre o que o carro está a fazer no limite sem que seja necessário estar concentrado na instrumentação.

Normalmente, um elétrico tem apenas uma relação, contribuindo para que não haja solavancos caraterísticos das passagens de caixa. Contudo, a Porsche criou uma caixa de duas velocidades para o Taycan e a Hyundai N (nomeadamente no Ioniq 5 N) trouxe a jogo um software que simula as passagens da sua caixa de dupla embraiagem de oito velocidades, operando de acordo com o binário – e tendo respetiva sonoridade a acompanhar. Ao que tudo indica, a BMW irá por um caminho semelhante.

Recorde-se que a BMW já está há algum tempo a trabalhar no seu primeiro elétrico com selo M, no qual incorporará quatro motores (um por roda).

Deixe um comentário

*