SUV elétrico Pura mostra como será o design da Pininfarina

Automobili Pininfarina Pura Vision concept

Protótipo serve de exercício de estilo para os próximos modelos “zero emissões” de luxo.

A Automobili Pininfarina revelou um novo protótipo chamado Pura Vision, que, segundo o fabricante, pretende projetar uma “nova linha de modelos elétricos de luxo”. Este estudo de design estreará ao público na Monterey Car Week, nos EUA, no final deste mês.

Descrito como um e-LUV (Luxury Utility Vehicle elétrico), este Pura Vision é um SUV “zero emissões” com 5215 mm de comprimento, 2147 mm de largura e 1641 mm de altura. Destaca-se o capot baixo e os para-lamas elevados inspirados no lendário Cisitalia 202 de 1947, o primeiro veículo a integrar uma coleção do MoMA em Nova Iorque. Exteriormente, realce ainda para a traseira de estilo coupé, portas sem pilares, faróis escondidos, luzes diurnas de formato afilado e farolins em LED dispostos na horizontal. A carroçaria deste potencial rival do Ferrari Purosangue está pintada na cor Bianco Sestriere Gloss, com o contraste a ser feito por elementos em fibra de carbono exposta na zona inferior da carroçaria e tejadilho de efeito flutuante em preto brilhante. Visto de perfil, realce para os vãos curtos, jantes de 23 polegadas em preto mate e para a traseira encurtada. O teto panorâmico, inspirado no protótipo Alfa Romeo 6C 3000 Superflow de 1953, dispõe de uma zona central iluminada por um anel de LED chamada “biscotto”, que capaz de se alargar até à tampa da mala, servindo ao mesmo tempo de apoio aos vidros laterais curvos de grandes dimensões, que formam parte das aberturas de cada lado das portas. A abertura de portas invertida, complementada pelos vidros de abertura “asa de gaivota”, facilitam o acesso a um interior de estilo “lounge” que possui uma disposição de 2+2 lugares, no entanto espaçosa.

Já o interior de piso plano, é inspirado no refinamento dos iates de luxo, trazendo bancos dianteiros suspensos em forma de onda e uma consola central que mais parece uma vela de um barco. O ecrã central tátil eleva-se da consola quando é necessário, sendo complementado por um instrumentação digital e por um HUD. A isso alia ainda colunas nos encostos de cabeça. Os revestimentos oscilam entre o couro em tons de carvão, couro suave semi-alinine, tecido, fibra de carbono exposta e alumínio anodizado.

O fabricante coibiu-se para já de fornecer dados acerca do motor.

Além deste estudo, a Pininfarina irá apresentar entre 17 e 20 de agosto em Monterey o Battista Edizione Nino Farina e outro modelo de produção.

Deixe um comentário

*